Início do conteúdo

Comissão de Saúde quer do novo secretário estadual a construção do Hemocentro de Ipatinga


Publicada em 30/01/2015 17:30

Comissão de Saúde quer do novo secretário estadual a construção do Hemocentro de Ipatinga

A Comissão de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social irá pedir ao novo secretário estadual Fausto Pereira dos Santos a construção do primeiro Hemocentro de Ipatinga, unidade de saúde da Fundação Hemominas responsável pela coleta e armazenamento de sangue.

 

A presidente da comissão, vereadora Lene Teixeira (PT), disse, em reunião nesta semana, que entrará em contato com a secretaria “para fazer cumprir promessa feita pela gestão anterior”. O novo secretário tomou posse neste ano juntamente com os demais integrantes do governo Fernando Pimentel.

 

“Foi dito em março do ano passado que havia R$ 4,5 milhões para a construção do Hemocentro de Ipatinga e que dentro de um mês teríamos um posto de coleta no município. Aí veio a eleição e nem o posto de coleta foi entregue. Iremos ao novo secretário para reforçar esse pedido”, disse a vereadora.

 

A Câmara Municipal de Ipatinga já aprovou a doação do terreno, no bairro Ferroviários, para a construção da unidade, mas a obra ainda não saiu do papel. A ausência desse tipo de unidade de saúde na região prejudica pacientes que precisam de tratamento médico.  

 

A comissão ouviu relatos a favor da doação de medula óssea, problema que acomete milhares de brasileiros. Sem o Hemocentro, potenciais doadores acabam não realizando o teste.

 

“Estamos aqui para pedir o apoio à campanha de doação de medula óssea. Precisamos de 200 voluntários para que o Hemominas envie uma equipe para o Vale do Aço em busca de doadores”, disse a voluntária Gabriela Lopes.

 

Ela explicou o quanto é fácil ser um doador. “Tudo que é necessário é coletar 5 ml de sangue, ter dois números de telefone para contato, documento de identidade e possuir idade entre 18 e 55 anos”.

 

A médica voluntária Isabela Silva explicou também como é feita a coleta do líquido na medula. “É muito simples a doação. É feito uma coleta de líquido da medula, sem abertura cirúrgica, com o retorno às atividades normais no mesmo dia. Um processo simples, mas que ajuda milhares de pessoas”.

 

Interessados em participar da campanha pela doação de medula óssea pode entrar em contato com o gabinete da vereadora Lene Teixeira, pelo telefone 3829-1213.

 

Também estiveram presentes na reunião os vereadores Adelson Fernandes, Ademir Cláudio e Nilson Lucas – Nilsinho.

 

Início do rodapé