Início do conteúdo

Vereadores mirins tomam posse; nova Mesa Diretora é eleita


Publicada em 05/05/2015 17:16

Vereadores mirins tomam posse; nova Mesa Diretora é eleita

Estudantes do município de Bugre vieram acompanhar a solenidade; escola da Apae tem pela segunda vez um representante na Câmara Mirim; vereador Nilsin acompanha posse do filho

 

 

Os vereadores mirins do último mandato (4ª legislatura) tomaram posse em sessão solene nesta segunda-feira (04/05), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. Na solenidade, estudantes de escolas públicas e particulares receberam o diploma de posse das mãos do presidente da Câmara, vereador Sebastião Guedes (PT), e do representante da Prefeitura, secretário de governo Antônio Ventura Pirralho.

 

Foram 19 estudantes sorteados para a última etapa desta legislatura, que tem duração de dois anos, dividida em quatro mandatos.  Uma nova eleição, que tem a participação de mais de 10 mil alunos de todo o município, está programada para outubro.

 

Logo após a posse, foi eleita a nova mesa diretora, composta por quatro membros. Os estudantes se reuniram momentos antes na sala anexa ao plenário para apresentar suas propostas. A vereadora Lene Teixeira (PT) participou do encontro e aproveitou para ensinar as atribuições de cada membro da Mesa Diretora.  A chapa 2 venceu por uma ampla vantagem, sendo eleita por 11 votos contra 4 da Chapa 1. Os escolhidos foram Mateus Araújo (presidente), Micaela Ramos (vice-presidente), Nívea Beatriz (1ª secretária) e Iandeyara da Silva (2ª secretária).  



Chapa 1 e Chapa 2 se reúnem para apresentar propostas e conquistar votos 


No discurso de posse, o novo presidente da Câmara Mirim agradeceu os colegas de plenário e disse que tentará contribuir por uma cidade melhor. “Estarei visando colaborar com os que sonham com uma cidade mais justa, livre, pacífica, igualitária, fraterna e mais feliz, com oportunidade de emprego, saúde, educação e lazer. Trazendo benefícios para os todos os munícipes”, disse Mateus Araújo.

 

O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Sebastião Guedes, ressaltou a importância do projeto para a construção da cidadania entre os estudantes. “É grande a satisfação de receber essa quarta turma. Esse projeto Câmara Mirim é uma escola de cidadania e, com ajuda de técnicos desta Casa, vocês [alunos] entenderão quais são as atribuições de uma Câmara Municipal e de um vereador. É um papel muito nobre que nós [vereadores] exercemos e futuramente quem sabe algum de vocês vai nos suceder e poder estar aqui representando a nossa população”, disse Guedes.

 

O secretário de governo Antônio Ventura Pirralho reforçou a importância do projeto na construção da cidadania. “Acho extramente importante essa participação das escolas. O exercício da cidadania está sendo dado de forma espetacular nesse projeto”, afirmou.

 

Câmara Municipal de Bugre

 

Representantes da Câmara Municipal de Bugre, município a 40km de distância,  estiveram presentes na posse dos vereadores mirins de Ipatinga. Além de vereadores, assessores parlamentares, conselheiros municipais e tutelares, alguns estudantes de Bugre também compareceram na sessão solene para conhecer melhor o projeto Câmara Mirim. A Câmara Municipal de Bugre pretende empossar seus primeiros vereadores mirins na próxima sexta-feira (08/05).

 

 Vereadores, assessores, conselheiros e estudantes do município de Bugre


Apae

 

O estudante Vinícius Gomes Barbosa representou a Escola José Alves de Assis – Apae, localizada no bairro Bela Vista. Essa é a segunda vez que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ipatinga participa da Câmara Mirim, já que a aluna Nislândia Sâmara Firmino foi a primeira parlamentar mirim da Apae a participar do projeto, em 2012. Ela, presente na posse, desejou boa sorte ao colega e sugeriu-lhe que indicasse à prefeita municipal reformas nas estruturas das escolas.  

 

Representando a Apae, o aluno Vinícuis Barbosa entre o presidente Guedes e o secretário de governo Antônio Pirralho

 

Vereador Nilsin

 

O vereador Nilsin da Transnil (PT do B) acompanhou a posse do filho João Victor de Morais, da E.E. Doutor Ovídio de Andrade, no bairro Bom Retiro. Nilsin disse estar orgulhoso com a presença do filho e afirmou que o novo integrante da Câmara Mirim está no caminho certo, “em busca da construção do conhecimento e da cidadania”.   

 

 

O vereador Nilsin com o filho João Victor, novo integrante da Câmara Mirim

Início do rodapé