Início do conteúdo

Juarez Pires reivindica limpeza de fossas na área rural e coleta de esgoto em comunidades do Bom Jardim


Publicada em 08/05/2015 17:06

Juarez Pires reivindica limpeza de fossas na área rural e coleta de esgoto em comunidades do Bom Jardim

O vereador Juarez Pires (PT) esteve reunido na última semana com o diretor de Operação Centro-Leste da Copasa, Frederico Delfino Ferramenta (foto), para reivindicar o apoio da empresa em várias ações de saneamento básico que se fazem necessárias no município de Ipatinga. O vereador também se reuniu com técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e os informou sobre as demandas que seu mandato tem recebido.

 

Conforme Juarez Pires, representantes das associações de moradores da Tribuna, Ipaneminha, Pedra Branca e da Associação de Agricultores Familiares de Ipatinga (Aagrifipa) buscaram sua ajuda para resolver uma situação que tem causado grandes transtornos na área rural.

 

No mandato do ex-prefeito Sebastião Quintão, entre 2005 e 2008, foram construídas 250 fossas sépticas em residências e sítios de diversas localidades – além das citadas, também no Ipanemão, Córrego dos Lúcio, Córrego da Bocaina e Morro Escuro -, porém, nunca foi feita a limpeza desses equipamentos.

 

A fossa séptica tem como finalidade recolher o esgoto doméstico e evitar que seja despejado diretamente em cursos d’água, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a saúde dos moradores próximos. Sua funcionalidade consiste em separar os dejetos sanitários num processo físico-químico que envolve três etapas.


Fossas sépticas construídas na área rural de Ipatinga há cerca de 8 anos

nunca passaram por limpeza e atingem limite de sua capacidade

 

O esgoto é lançado em um tanque com baixo fluxo de água, no qual os dejetos sólidos ficam armazenados no fundo. Nesse local, a matéria orgânica é decomposta pela atividade das bactérias e, posteriormente, os líquidos são transferidos para um segundo tanque. Nele, o material resultante é filtrado e transferido para um terceiro compartimento denominado "sumidouro", de onde a água pode retornar à natureza.

 

Devido à presença de organismos que causam doenças na parte sólida dos dejetos, essa deve ser retirada periodicamente através de um caminhão limpa-fossas e destinada a um local adequado. É justamente esse serviço que o vereador Juarez Pires solicitou à Prefeitura e Copasa que seja feito.

 

O vereador apresentou no plenário da Câmara uma Indicação ao Poder Executivo esclarecendo a gravidade do problema e a urgência de uma solução. Existem também na área rural de Ipatinga as chamadas ‘fossas negras’, que são escavações sem revestimentos nas paredes e na base, o que pode proporcionar a contaminação do solo e dos cursos d’água. Por isso, elas devem ser esvaziadas e limpas num período de tempo bem menor que as fossas sépticas.

 

Bairro Bom Jardim

“Também conversamos com o diretor de Operação Centro-Leste da Copasa, Frederico Delfino, sobre a situação de algumas comunidades na área urbana de Ipatinga, que ainda não contam com um sistema de coleta do esgoto. São locais como o Zé Pedrinho,

Serra Dourada e Zé Cornélio, no Bom Jardim. Outro assunto discutido foi a instalação de pequenas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) na área rural de Ipatinga, mas este é um projeto futuro. De imediato, a comunidade rural necessita da limpeza das fossas. Sabemos que a responsabilidade maior dessas obras é do município.  A Prefeitura está a par da situação e esperamos que tudo seja resolvido o mais breve possível”, declarou Juarez Pires.

Início do rodapé