Início do conteúdo

Ademir Cláudio apresenta projeto que institui Dia Municipal do Voluntariado em Ipatinga


Publicada em 20/05/2015 16:34

Ademir Cláudio apresenta projeto que institui Dia Municipal do Voluntariado em Ipatinga

Foi aprovado por unanimidade em primeira votação, na reunião ordinária desta quarta-feira (20), o Projeto de Lei 035/2015, que institui o Dia Municipal do Voluntariado em Ipatinga. A data será comemorada no dia 28 de agosto de cada ano e passará a constar no calendário oficial da cidade.

 

O projeto, de autoria do vereador Ademir Cláudio (DEM), visa disseminar ainda mais a cultura da responsabilidade social, incrementando valores como respeito, confiança e solidariedade. A proposição pretende incentivar a população a prestar serviços voluntários e promover o reconhecimento do trabalho dos voluntários e militantes em propostas de transformação social.

 

Outro objetivo é valorizar as empresas que investem em responsabilidade social, garantindo um aumento do capital humano e contribuindo para o desenvolvimento social do município.

 

Para o vereador Ademir Cláudio, o voluntariado - quando focalizado, organizado e incentivado - tem o poder de transformar a realidade. “Ações simples podem ter grande relevância para a transformação social. Por isso sugeri a criação dessa data em Ipatinga, com o objetivo de valorizar aquelas pessoas que doam seu tempo em prol da sociedade”, afirmou.

 

Pesquisas

A mais recente pesquisa sobre voluntariado no Brasil revelou que apenas três em cada 10 brasileiros já realizaram alguma ação voluntária na vida. Entre os que jamais doaram parte do tempo ou energia em benefício de alguma obra ou projeto, o principal motivo alegado para isso é “falta de tempo” (40%), “nunca foram convidados” (29%), “nunca pensaram nessa possibilidade” (18%) e “não sabem onde obter informações a respeito” (12%).

 

A pesquisa também mapeou o interesse dos mais jovens pelo assunto. Oito em cada 10 jovens brasileiros (16 a 24 anos) jamais se envolveram com voluntariado. Encomendada pela Fundação Itaú Social ao Instituto Datafolha, a pesquisa ouviu 2.024 pessoas em 135 municípios e foi divulgada no dia 5 de dezembro de 2014.

 

Outro estudo, divulgado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que quem se dedica ao próximo tem a expectativa de vida ampliada em até quatro anos. O estudo analisou mais de 10 mil pessoas e concluiu que as que agem movidas pelo altruísmo envelhecem com mais saúde e têm reduzido o risco de mortalidade.

Início do rodapé