Vereadores visitam escolas para divulgar eleições da Câmara Mirim
Publicada em 03/07/2015 15:11
Em conversa com estudantes, presidente do Legislativo destaca importância da participação dos jovens no parlamento
Servidores do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ipatinga já iniciaram os trabalhos para a realização das próximas eleições para a Câmara Mirim, em outubro deste ano. Esta semana começaram a ser produzidas as fotografias dos candidatos, que são alunos de 48 escolas das redes municipal, estadual e particular da cidade.
Ao todo, a comunidade escolar vai eleger 76 vereadores mirins que cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A legislatura é dividida em quatro mandatos, com duração de seis meses cada e compostos por 19 jovens parlamentares. As fotografias que estão sendo produzidas serão utilizadas para o carregamento das urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, e a confecção dos santinhos para os candidatos realizarem suas campanhas nas escolas.
Na tarde desta sexta-feira, o presidente da Câmara de Ipatinga, Sebastião Guedes (PT), acompanhou os servidores do CAC até a Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no bairro Veneza I. O parlamentar visitou algumas salas de aula, conheceu três dos candidatos da escola e falou aos alunos sobre as eleições da Câmara Mirim, no dia 07 de outubro.
“A Câmara Mirim de Ipatinga se tornou uma referência no estado de Minas Gerais e até no país. Trata-se de uma escola de cidadania, na qual os jovens aprendem sobre os seus direitos e seus deveres”, ressaltou o vereador.
O presidente da Câmara e servidores do CAC conversam o diretor (C)
e candidatos a vereadores mirins da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus
Guedes também explicou aos estudantes quais são as atribuições de um parlamentar no âmbito municipal. Ele lembrou que todas as reuniões ordinárias da Câmara Mirim são acompanhadas por alunos de escolas da cidade, que são convidados para assistir aos trabalhos.
“Seja participando como vereador mirim ou assistindo às reuniões, vocês poderão aprender sobre o papel constitucional do parlamentar, que é de representar nossas comunidades e população. Também temos as atribuições legislar e fiscalizar os atos do Executivo. Legislar é fazer as leis de interesse do município, aquelas relativas ao funcionamento de nossa cidade”, disse o presidente.
O presidente da Câmara também explicou aos alunos da E.M. Nelcina Rosa de Jesus sobre a importância de participarem do processo eleitoral no mês de outubro, escolhendo os colegas que serão os representantes da escola no parlamento jovem. “Vocês começam a experimentar o direito do voto em quem vai representar vocês. Esse país só vai mudar para melhor se nós participarmos das escolhas a que temos direito. Todos falam mal dos políticos, mas tem muita gente boa na sociedade. Então, se os bons não participarem, nunca vamos mudar a realidade. A mudança acontece de baixo para cima e somos nós que temos de fazê-la”, concluiu Sebastião Guedes.
Indicações e leis
No início da semana, a vereadora Lene Teixeira também acompanhou os servidores do CAC nas visitas a algumas escolas do bairro Bethânia. Ela conversou com alunos e também ressaltou as atribuições do Poder Legislativo e dos parlamentares mirins. Lene Teixeira destacou que os estudantes eleitos teriam a oportunidade de apresentarem indicações ao Poder Executivo com o intuito de promoverem melhorias para suas comunidades e a própria escola.
Lene Teixeira com as quatro candidatas a vereadoras mirins
pela Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira
“Se vocês tiverem sugestões de coisas que precisam melhorar aqui na escola, na rua que vocês moram ou na cidade, devem procurar os vereadores mirins para eles levarem para a Câmara. Essas sugestões poderão ser encaminhadas em forma de indicação para a Prefeitura Municipal. Propostas feitas pelos vereadores mirins podem até se tornarem projetos de lei na Câmara, como já aconteceu em legislaturas passadas”, afirmou Lene Teixeira.
Um dos projetos de iniciativa de vereadores mirins e que vieram se tornar lei na cidade é o que institui o “Dia de Fazer a Diferença”, em 30 de maio, no calendário oficial do município. A data comemorativa foi criada pela Lei 2.434, de 10 de abril de 2008. O projeto é de iniciativa dos ex-vereadores mirins Renan Reis e Sara Beatriz Miranda Lage.