Início do conteúdo

Reunião da Câmara Mirim conta com presença de representantes do município mineiro de Extrema


Publicada em 06/07/2015 16:39

Reunião da Câmara Mirim conta com presença de representantes do município mineiro de Extrema

Vereadores Mirins da Câmara Municipal de Ipatinga se reuniram nesta segunda-feira (06), às 14h, para a apresentação de indicações de melhorias para a cidade, durante a 92ª Sessão Ordinária Mirim. Logo após, os alunos integrantes da Câmara Mirim e da Escola Municipal Neilcina Rosa de Jesus acompanharam palestra sobre os danos causados pelo uso de drogas, proferida pelo vereador Léo Escolar (PC do B).

 

A reunião foi acompanhada por servidores públicos da Câmara Municipal de Extrema, município situado no sul do Estado, a cerca de500 kmda capital. Os servidores públicos vieram conhecer o projeto Câmara Mirim para tentar levá-lo para a cidade de Extrema. Essa não é a primeira vez que representantes do Poder Legislativo de outros municípios vêm conhecer de perto o modelo do Projeto Câmara Mirim de Ipatinga. Municípios como Tarumirim, Brumadinho, Itamarandiba e Dionísio já procuraram informações sobre o projeto. 

 

“A Câmara Mirim de Ipatinga é uma referênciaem Minas Gerais.Jáviemos aqui há cinco anos buscar informações sobre o CAC [Centro de Atenção ao Cidadão], o que acabou resultando na implantação deste programa em nosso município de Extrema. Agora, estamos estudando a possibilidade de iniciar também o Projeto Câmara Mirim”, disse Ariana dos Santos Zanetti, servidora da Câmara Município de Extrema e responsável pelo CAC de lá.

 

Os servidores de Extrema foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Sebastião Guedes (PT), e pelo vereador Léo Escolar. “Essa visita é uma oportunidade muito boa para essa troca de experiências. O Projeto Câmara Mirim, ao trazer estudantes para participar do Poder Legislativo, acaba atraindo também pais, professores, amigos e vizinhos, incentivando toda a comunidade a participar da vida política da cidade”, afirmou o presidente Guedes.

 

Reunião Ordinária Mirim

 

Durante a reunião ordinária, os vereadores mirins apresentaram três indicações ao governo municipal. A estudante Letícia Soares sugeriu a necessidade de implantação de um projeto que incentive o desenvolvimento de habilidades cognitivas, esportivas, literárias e artísticas dentro das escolas. Ela argumenta que países desenvolvidos, a exemplo dos Estados Unidos, já desenvolvem esse projeto, visando auxiliar o aluno que tenha dificuldades em determinados assuntos, estimulando, assim, a capacidade de aprendizado. A estudante apresentou ainda outra indicação, dessa vez sobre a necessidade de funcionamento das aulas extraclasse. “Com a concretização dessa indicação, o aluno ampliaria seu conhecimento e habilidades, ocupando o tempo livre para aperfeiçoar seus conhecimentos, em aulas de música, esportes, idiomas, desenho, pintura, ética e aulas de reforço”, justificou ela. Letícia apresentou também indicação para tornarem obrigatórias aulas de matemática financeira e de empreendedorismo entre o 6º ao 9º ano escolar.

 

Palestra sobre drogas

 

Ao final da reunião ordinária, alunos integrantes da Câmara Mirim e da Escola Municipal Neilcina Rosa de Jesus acompanharam palestra sobre os danos causados pela drogas, proferida pelo vereador Léo Escolar (PC do B). Morador do bairro Parque da Águas, antigo Planalto II, o vereador alertou os alunos sobre o perigo de se envolver no tráfico. “Esse caminho te leva ou para a cadeia ou para o cemitério. Não caiam nessa emboscada. Ouçam as pessoas boas, que tem amam, como a família e os professores. Tomem cuidado com as más influências”.


Léo Escolar encorajou os estudantes a denunciarem qualquer coisa estranha que ocorrer dentro das escolas e os incentivou a alcaçarem seus sonhos. “Vamos correr atrás de nossos sonhos. Daqui vão sair futuros cidadãos, profissionais das mais diversas áreas. Temos que nos valorizar mais”, concluiu o parlamentar.    

Início do rodapé