Câmara de Ipatinga participa de mutirão pela dignidade da população em situação de rua
Publicada em 19/08/2015 17:11
A população em situação de rua teve uma tarde diferente nesta quarta-feira (19). Diversas entidades, entre elas, a Câmara Municipal, se uniram em um mutirão na Praça 1º de Maio, no Centro, para promover um dia de luta pela dignidade e cidadania dessas pessoas, que vivem à margem da sociedade em Ipatinga.
No Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua, o som na praça era dos instrumentos de percussão do pessoal que freqüenta o Centro Pop, unidade de Assistência Social da Prefeitura de Ipatinga, especializado no atendimento à população em situação de rua.
O Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), da Câmara de Ipatinga, dividiu o estande com a Polícia Civil. O órgão do legislativo disponibilizou dois assessores de políticas públicas e dois estagiários de direito para os trabalhos no mutirão, que aconteceram de 13 às 17h.
Os servidores do CAC disponibilizaram nos atendimentos isenções para emissão de certidões de nascimento e casamento, além da taxa para carteira de identidade. No caso de pessoas registradas em outros municípios, a certidão de nascimento é solicitada pelo CAC via correio, gratuitamente. A Polícia Civil realizou o serviço de agendamento para a emissão das carteiras de identidade, além de conferir a documentação necessária.
O CAC dividiu o estande com a Polícia Civil, num trabalho conjunto de facilitar
a emissão de carteiras de identidade para as pessoas em situação de rua
Segundo os servidores do CAC, foram realizados cerca de 50 atendimentos. O casal Flávio Mendes dos Reis e Vera Lúcia dos Santos, que trabalham com reciclagem e recebem apoio do Centro Pop e do Projeto Videiras, procuraram o estande do CAC para a emissão da carteira de identidade. Nenhum dos dois possui qualquer documento.
Vera Lúcia nasceu em Santo Antônio da Fortaleza, distrito do município de Ferros. Sua certidão de nascimento foi requerida pelo CAC, ainda nesta quarta-feira, pelo correio. Nascido em Braúnas, Flávio já havia requerido sua certidão de nascimento, mas o cartório ainda não havia remetido para Ipatinga. Os servidores do CAC o orientaram a procurar o órgão para que seu pedido fosse acessado e o cartório do município contatado por telefone.
Outros serviços oferecidos durante o mutirão: orientações sobre serviços de saúde e assistência social; Consultório na Rua; apresentações culturais dos alunos da Escola Integral; Pólo de leitura do Programa Ipatinga Cidade Leitora.
Também participaram do evento no centro de Ipatinga: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Projeto Videiras, Polícia Militar, Ministério Público Itinerante, ASCARI, AAPEC, SUAS, Conselho dos Direitos da Mulher de Ipatinga, Conselho da Comunidade da Comarca de Ipatinga, entre outros.