Candidatos à Câmara Mirim recebem santinhos para campanha eleitoral
Publicada em 09/09/2015 16:05
Os candidatos das próximas eleições da Câmara Mirim de Ipatinga, que acontecem no dia 07 de outubro, compareceram na tarde desta quarta-feira (09) ao plenário do Legislativo para receberem os santinhos para divulgação de suas campanhas. Ao todo, 203 estudantes, de 43 escolas públicas e particulares, disputam 76 vagas de vereadores mirins.
Os candidatos cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A legislatura de dois anos é dividida em quatro mandatos com duração de seis meses, sendo cada um deles composto por 19 jovens parlamentares. O pleito é realizado com a utilização de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, que são instaladas nas escolas participantes do processo.
Equipe do CAC faz a distribuição dos santinhos aos candidatos mirins
Toda a coordenação dos trabalhos da Câmara Mirim é feita pelo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ipatinga, inclusive a organização das eleições. A Câmara Mirim de Ipatinga se tornou uma referência no estado de Minas Gerais e até no país. Na tarde desta quarta-feira, cada candidato que compareceu ao plenário da Câmara recebeu um pacote com 1.000 santinhos. Na peça de divulgação constam a foto e o número do candidato, além da sua biografia e propostas. Os estudantes têm aproximadamente 30 dias para fazerem a distribuição do material. Eles podem ser votados por alunos de qualquer uma das escolas participantes do processo eleitoral e que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Guedes destacou a grande participação feminina nas eleições da Câmara Mirim
Sintonia
O presidente da Câmara de Ipatinga, Sebastião Guedes, entregou o primeiro pacote de santinhos para a candidata Larissa Drumond Botelho, da Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã. O vereador elogiou a participação maciça das escolas públicas e particulares, inclusive da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no processo eleitoral da Câmara Mirim. “A grande adesão a esse projeto mostra que o Legislativo está sintonizado com a sociedade, e principalmente com as escolas, na formação dos nossos jovens e da cidadania”, afirmou.
Guedes destacou também a grande participação feminina nas eleições da Câmara Mirim. As meninas representam aproximadamente 80% do total de candidatos inscritos pelas escolas. “Numa época em que é preciso estipular cotas para as mulheres na política, essas estudantes mostram a força feminina e uma nova geração mais consciente e participativa”, finalizou o presidente da Câmara de Ipatinga.
Larissa foi a primeira a receber os santinhos na tarde desta quarta-feira
Continuidade
Larissa Drumond revelou que sua inspiração para concorrer nas eleições de outubro veio da irmã Mariana Drumond, recordista de votos nas últimas eleições do parlamento jovem. “Acompanhei todas as reuniões da Câmara Mirim no mandato da minha irmã. Quero dar continuidade ao trabalho dela. Entre as minhas prioridades está lutar contra a violência e a marginalidade que hoje são encontradas nas famílias e nas escolas”, afirmou a candidata.
Paula Maria, Rayane, Andriellisson e Francielly estão super animados
APAE
Bastante animados estavam os candidatos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Rayane Priscila, Paula Maria Figueiredo, Andrielisson e Francielly Tatiane Martins fizeram questão de posar para uma foto oficial do grupo, que ainda estava desfalcado de dois candidatos: Carlos Antônio e Ianick Fernandes. Francielly disse ter ficado suplente em outra eleição da Câmara Mirim e por isso resolveu se candidatar de novo, mas agora para ganhar.
“Como vereadora mirim, quero lutar pela cobertura na quadra da APAE, mais educação e lazer. Quero trabalhar também pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, disse Francielly.
Luiz Henrique quer melhorias para Escola Estadual João XXIII
Sonho
Para Luiz Henrique Oliveira Silva Lopes, ser vereador mirim é um sonho de criança. A primeira eleição para a Câmara Mirim aconteceu no dia 05 de setembro de 2007, quando o estudante tinha apenas 6 anos. “Eu tinha um amigo que foi vereador mirim, então eu sempre quis ser. Meus objetivos como vereador mirim são trazer melhorias para a Escola Estadual João XXIII, promover passeios para os alunos e maior interação entre eles. Quero conseguir ônibus gratuitos para que nós possamos participar de eventos educacionais. Também acho que deveriam ser criados cursos, para o ensino fundamental, de desenho, pintura ou violão, no zoneamento das escolas”, declarou o candidato.