Início do conteúdo

Eleição Câmara Mirim: Servidores recebem treinamento


Publicada em 29/09/2015 14:49

Eleição Câmara Mirim: Servidores recebem treinamento

Servidores públicos da Câmara Municipal de Ipatinga conheceram nesta segunda-feira (28) o funcionamento das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições da Câmara Mirim, no dia 7 de outubro. Mais de 70 funcionários do Poder Legislativo irão trabalhar como mesários em escolas públicas e particulares do município. Serão 69 seções ao todo, espalhadas por 43 escolas.

 

O treinamento foi dado por técnicos da Justiça Eleitoral. Eles explicaram os cuidados e comandos necessários para o bom funcionamento das urnas. Explicaram também outros cuidados necessários.

 

“As Eleições da Câmara Mirim têm como proposta se aproximar o máximo possível da realidade das eleições oficiais. Para isso, manter sempre distante de janelas e portas as urnas eletrônicas, para evitar o comprometimento com o sigilo do voto”, disseram técnicos do TRE, entre outras recomendações.


Os servidores estarão encarregados na instalação da seção, na condução das votações e no encerramento do pleito. Logo após, as urnas serão encaminhadas à Câmara, onde se iniciará a contagem dos votos.  Uma equipe do TRE e da Câmara estará à disposição na sede do Legislativo para auxiliar caso ocorra algum problema em alguma seção eleitoral.  

 

Ao todo, 203 estudantes disputam 76 vagas de vereadores mirins. Os candidatos cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A legislatura de dois anos é dividida em quatro mandatos com duração de seis meses, sendo cada um deles composto por 19 jovens parlamentares. O pleito é realizado em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e escolas municipais, estaduais e particulares.

 

 

 

 

 

 

Início do rodapé