Início do conteúdo

Eleições 2015 da Câmara Mirim movimentam escolas de Ipatinga


Publicada em 07/10/2015 20:00

Eleições 2015 da Câmara Mirim movimentam escolas de Ipatinga

Aluna da Escola Municipal Artur Bernardes repete feito da irmã, sendo a mais votada com 398 votos

 

Mais de 12 mil estudantes foram às urnas, nesta quarta-feira (7), em 43 escolas de Ipatinga. As Eleições 2015 da Câmara Mirim superam em número de eleitores o pleito de muitas cidades da região, como Antônio Dias, Bom Jesus do Galho, Dionísio, Iapu, São João do Oriente, entre outros.

 

Foram eleitos 76 vereadores mirins (clique aqui para ver o resultado final) e seus suplentes, sendo a estudante Larissa Drumond Botelho, da Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã, a mais votada, com 398 votos. Ela repete o feito de sua irmã, Mariana Drumond, que nas eleições anteriores da Câmara Mirim também foi a mais votada. “Entre as minhas prioridades, está lutar contra a violência e a marginalidade que hoje são encontradas nas famílias e nas escolas”, afirmou. 


Larissa é a mais nova recordista de votos da família Drumond


Ao todo, foram distribuídas 69 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) entre os locais de votação. Mais de 80 servidores da Câmara Municipal de Ipatinga foram empenhados no serviço de mesários e coordenadores de votação.

 

Em algumas escolas, os estudantes começaram a votar a partir das 7h. Em outras, somente após as 13h, dependendo do horário das turmas do 6º ao 9º ano, das quais pertencem os alunos que participam do processo eleitoral. Escolas municipais, estaduais e particulares estão representadas na Câmara Mirim.


A votação na urna eletrônica foi exatamente igual nas eleições

para o Legislativo e o Executivo realizadas pelo TRE-MG

 

A empolgação dos alunos era grande durante a votação nesta quarta-feira. Os professores e servidores da Câmara tiveram trabalho para organizar as filas nas seções eleitorais. As listas com os números dos candidatos, afixadas nas portas das salas, foram muito consultadas. Os eleitores podiam votar em candidatos de qualquer escola participante do processo.

 

Última hora

Apesar da campanha eleitoral realizada com mais de um mês de antecedência, muitos alunos chegaram no dia do pleito sem escolher seus candidatos. Este foi o caso de Kessia Vitória Freitas de Souza, aluna do 7º ano da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no Veneza. Nesta quarta-feira, ela votou pela primeira vez nas eleições da Câmara Mirim. “Eu vi o nome de um amigo meu, que estuda na Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, na listagem colada ao lado da porta onde fica a urna, e aí resolvi votar nele”.

 

A pesquisa informal de boca de urna também acontecia nas rodinhas que se formavam após os estudantes participarem da votação. Na E.M. Nelcina Rosa de Jesus, o aluno Túlio César Soares Costa, ao lado de várias colegas, disse que seu candidato certamente já estava eleito. “Meu candidato é favorito, porque é mais conhecido e mais amigo de todos. Entre as suas propostas estão colocar armários na escola e gramar o campinho de futebol”.


As listagens e os cartazes dos candidatos afixados ao lado das seções

eleitorais ajudaram os indecisos a definirem seus votos

 

Daniel Freitas de Souza, aluno do 7º ano da Escola Estadual Nilza Luzia de Souza Butta, no bairro Caravelas, também tinha certeza de que seu candidato já estava eleito. “Muita gente conhece ele, conversa com ele, gosta dele. Na campanha, ele falou que vai fazer festas para os moradores do bairro, como festas das crianças, por exemplo”.

 

Mas pelo burburinho que se formou em torno de Daniel, após ele conceder a entrevista, a vitória de seu candidato não estava tão garantida como ele pensava não. Vários alunos se manifestaram a favor de outro candidato, como Lucas de Oliveira Rodrigues, também do 7º ano. “Acredito que o meu candidato é o favorito. Sua propostas são melhores, como a de realizar festas para arrecadar fundos para ONGs e orfanatos”.

 

Antes da urna ser liberada pelo mesário, os estudantes assinavam uma lista

na qual constavam os nomes de todos os eleitores

 

Início do rodapé