Comissão solicita o cumprimento de repasses a entidades
Publicada em 09/10/2015 16:34
Audiência pública discutiu o atraso no envio de recursos públicos a entidades sociais conveniadas
A Comissão Permanente de Saúde Pública, Trabalho e Bem Estar Social pediu ao governo o cumprimento dos repasses já assumidos a entidades socioassistenciais do município. Elas reclamam que a Prefeitura vem atrasando o pagamento e que os trabalhos vêm sendo prejudicados em razão das dificuldades financeiras decorrentes desses atrasos.
A solicitação foi feita em audiência pública, nesta quinta-feira (8), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, com a finalidade de discutir a atual situação dessas entidades. Representantes da Prefeitura, da Câmara e das entidades envolvidas estiveram presentes.
A Prefeitura, representada por Edilene Costa (secretária municipal de Assistência Social), Lincoln Haussman (controlador geral) e Adriana Nogueira (da secretaria de Educação), reconheceu o problema e atribuiu parte dos atrasos à crise econômica pela qual passa a cidade e à falta de repasses dos governos federal e estadual, mas afirmou que está trabalhando para honrar todos os compromissos firmados até 31 de dezembro.
“As entidades estão sem repasses do Poder Público desde o mês de julho deste ano. Essa situação prejudica os trabalhos. Os funcionários inclusive estão sem receber os salários referentes a agosto e setembro”, disse Cleoneide Oliveira, representante do Fórum Municipal das Entidades Assistências. Ela alertou que mais de 3 mil pessoas podem deixar de ser atendidas caso ocorra o cancelamento de convênios.
A presidente da comissão, vereadora Lene Teixeira (PT), enviará ofício à Prefeitura solicitando o cumprimento dos contratos firmados para este ano. Solicitará também a definição de quais entidades necessitarão de recursos públicos em 2016.
“O município tem que estabelecer quais entidades precisam e quais não precisam contar com convênio em 2016. Isso é fundamental para que elas possam se programar no ano que vem”, disse Lene.
Também fazem parte da comissão os vereadores Ademir Cláudio (DEM) e Adelson Fernandes (PSB).