Início do conteúdo

Mirins querem a criação de intercâmbio entre alunos de todas as escolas


Publicada em 08/12/2015 17:54

Mirins querem a criação de intercâmbio entre alunos de todas as escolas

Proposta, apresentada em reunião ordinária, pretende proporcionar a troca de experiências entre estudantes

 


Ao se reunirem, nesta semana, durante a última reunião ordinária deste ano, vereadores mirins leram na tribuna as seis indicações que irão apresentar ao governo municipal, entre elas a que sugere a criação de intercâmbio entre estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares.  A indicação pretende criar um canal de comunicação e, consequentemente, uma troca de experiência entre jovens de diferentes idades e níveis sociais.


“Além de promover a socialização entre os alunos das redes pública e particular de Ipatinga, ajudando o jovem a conhecer outras facetas da educação no município, o que poderá fazer com que os eles possam desenvolver suas opiniões e futuramente contribuir para a melhora do sistema educacional de nossa cidade”, defendeu na tribuna o estudante Thiago Ferreira Peixoto, autor da proposta.              


Thiago apresentou também a indicação solicitando acompanhamento médico, ortodôntico e psicológico nas escolas públicas do município. “A indicação se faz necessária, pois muitos estudantes de Ipatinga, muitas vezes por não conseguir atendimento na rede pública de saúde, ou até mesmo por não terem condições financeiras estáveis para se tratar na rede particular, deixam de se consultar com especialistas de saúde e de fazer exames de rotina essenciais para o controle clínico, ortodôntico e psicológico de qualquer pessoa”, justificou ele.


Já Thayrone Martins da Silva quer o aumento do número de médicos que fazem atendimento nas unidades de saúde do município. Ele acha que há uma carência de profissionais no atendimento aos pacientes, uma vez que “tenho percebido que a população tem muitas dificuldades para marcar consultas nos postos de saúde.”


Outra indicação proposta na reunião é a da aluna Luana Araújo de Sena, que pediu uma cobertura para a quadra poliesportiva da Escola Estadual Dona Caetana América de Menezes, localizada no distrito de Barra Alegre. “Com a quadra coberta os alunos estariam protegidos do calor excessivo em dias de sol, bem como não seriam impedidos de realizar suas atividades físicas em dias de chuva”, disse Luana.


O estudante Etiene Gabriel Teixeira Silva alertou para a necessidade de implantação de mão única na Rua José JorgeChaim, no bairro Iguaçu, onde fica localizada a Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves. Além do problema com a segurança dos estudantes, que precisam muitas vezes atravessar a via, há ainda as dificuldades de acesso à escola por conta do intenso trânsito nos horários de pico.


”Foi realizada reunião com a diretoria da escola e os responsáveis pelos transportes quando todos concluíram que o melhor é manter a via da escola apenas com um sentido de fluxo de veículos. Pois assim os transportes escolares poderiam parar em frente à escola para deixar ou buscar os alunos, e vale salientar ainda, que a referida rua não possui casas com moradores”, afirmou ele. 

 

Etiene pediu também, por meio de outra indicação, a criação de um projeto de lei que aumente o rigor na fiscalização de obras públicas feitas em Ipatinga. “Seria interessante tornar obrigatória a disponibilização para consulta pública, na internet, de todos os documentos da obras”, justificou o estudante.


Ao fim da reunião, os alunos acompanharam palestra sobre o tema “Esporte e Educação”, proferida pela servidora pública do Centro de Atenção ao Cidadão, a advogada Jamila Pâmela Martins de Oliveira.

 

 

 

 

 

 

Início do rodapé