Início do conteúdo

Em palestra na Câmara Mirim, assistente social faz alerta sobre uso inadequado de tecnologias


Publicada em 05/10/2016 17:36

Em palestra na Câmara Mirim, assistente social  faz alerta sobre uso inadequado de tecnologias

Os vereadores da Câmara Mirim de Ipatinga participaram, na tarde desta quarta-feira (5), da última reunião do 2º Mandato da 5ª Legislatura. Eles também assistiram a uma palestra com o tema “Criança, Juventude e Tecnologia: Uma rede de amigos”, proferida pela assistente social Simone de Tarsis Castro. Alunos da Escola Estadual João XXIII compareceram ao plenário da Câmara Municipal para acompanhar a reunião e a palestra.

 

Durante a apresentação de proposições, o vereador mirim Samuel Dias Damasceno indicou ao Poder Executivo que seja elaborado um projeto de lei para promover a expansão da malha de ciclovias na cidade.

 

Segundo o estudante, o investimento em faixas exclusivas para bicicletas pode ser considerado um termômetro moderno do grau de civilidade de uma cidade. “Aumentar as ciclovias também é uma ferramenta para melhorar o fluxo de trânsito, a qualidade de vida da população e a paisagem urbana”, afirmou na tribuna Samuel Damasceno.

 

A assistente social Simone Castro disse que o uso inadequado das

tecnologias prejudica o usuário física e mentalmente


Palestra

O objetivo da palestra proferida por Simone Castro foi alertar os jovens sobre as conseqüências do uso em excesso da internet, do celular e dos games. Inicialmente, a assistente social ressaltou os benefícios dessas tecnologias: maior interação social; facilitação da comunicação entre pessoas geograficamente isoladas; desenvolvimento do conhecimento tecnológico e de outras capacidades intelectuais; aliviar sintomas de ansiedade e depressão; melhora da auto-estima; entretenimento.

 

Simone Castro destacou que os avanços tecnológicos trouxeram uma nova dinâmica para as relações sociais. “Hoje é muito comum encontrarmos adolescentes que namoram a distância ou mantêm contato estritamente virtual com outra pessoa. Também vale lembrar um aspecto da vida contemporânea que foi impulsionado fortemente pelas tecnologias que é o imediatismo. A possibilidade de encontrar tudo ao alcance de um clique pode dar a falsa impressão de que no mundo não há espera”, afirmou.

 

A assistente social também chamou a atenção para o fato de que muitos jovens hoje não param sequer para comer. “Isso está causando um número maior de doenças. As brincadeiras das crianças não acontecem mais na rua, mas nos tablets, celulares e computadores”, disse Simone Castro.

 

De acordo com a profissional, o uso inadequado das tecnologias prejudica o usuário física e mentalmente. “O problema talvez não seja a internet, mas sim como ela é usada. Os sites acessados, os sentimentos criados por estar conectado e o reforço do ambiente virtual. Em ambientes familiares conflituosos, o adolescente pode se retrair e se concentrar em relacionamentos virtuais que o fazem se sentir bem. O jovem pode se tornar dependente dos relacionamentos virtuais”, alerta Simone.

Início do rodapé