Início do conteúdo

Criação do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores municipais é tema de seminário


Publicada em 18/10/2016 17:04

Criação do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores municipais é tema de seminário

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipatinga (Sintserpi) promove no próximo sábado (22), das 8 às 17h, um seminário para discutir a implantação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores. Tramita desde março deste ano, sendo que no momento encontra-se diligenciado, o projeto de lei 47/16, de autoria do Poder Executivo e que cria o Instituto de Previdência do Município de Ipatinga (Ipaprev).

 

Foram convidados para o seminário Pedro Antônio Moreira, graduado em Administração de Empresas, Contabilidade e Ciências Atuariais e auditor da Receita Federal, tendo atuado como auditor de RPPS durante 11 anos; e Thiago Costa Fernandes, graduado em Ciências Atuariais e diretor atuário do instituto de previdência do município de Itaguaí-RJ.

 

Serão abordados nas palestras os principais aspectos jurídicos da criação e manutenção dos Regimes Próprios de Previdência Social; conceitos e aspectos técnicos atuariais; regras legais sobre benefícios; gestão previdenciária do RPPS. Também serão feitas análise e discussão da proposta de implantação do RPPS em Ipatinga.

 

Recentemente, o Poder Executivo ingressou no Tribunal de Justiça de Minas Gerais com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei municipal que estabelece o pagamento da complementação salarial aos servidores aposentados. A Prefeitura alega que o pagamento da complementação dos servidores inativos vem causando um rombo nas contas públicas municipais.

 

A lei municipal vigente estabelece que a complementação da aposentadoria paga pelos cofres públicos seja feita até a instituição do Fundo de Complementação de Aposentadoria dos Servidores Públicos do Município de Ipatinga. O projeto de lei que cria o Instituto de Previdência do Município de Ipatinga foi protocolado na Câmara no final de março, contudo sua tramitação se encontra suspensa, aguardando que o Poder Executivo cumpra diligências encaminhadas pelo Legislativo.

 

O seminário deste sábado será realizado na sede do Sintserpi, na rua Pouso Alegre, nº 194, no centro de Ipatinga. 

Início do rodapé