Vereadores mirins do novo mandato realizam primeira reunião ordinária
Publicada em 07/12/2016 17:50
Na primeira reunião ordinária do atual mandato mirim, realizada no plenário da Câmara, na tarde desta quarta-feira (7), os estudantes já tomaram a iniciativa de apresentar indicações à Prefeitura Municipal de Ipatinga. Foram três propostas de melhorias para a cidade, que poderão se tornar realidade caso a administração municipal as coloquem em prática.
O estudante Thayler Pereira pediu a criação de um projeto de lei para a adequação e conservação das calçadas. “As calçadas representam hoje risco para a saúde. O projeto modernizaria o tratamento das calçadas na cidade, visando sua conservação para estimular o transporte a pé, com mais segurança, especialmente dos idosos e pessoas com deficiência. Sua manutenção é, portanto, obrigação da Prefeitura.”
Já a aluna Letícia Campos apresentou duas indicações. A primeira solicita também a criação de um projeto de lei, dessa vez para obrigar as escolas públicas e particulares a disponibilizarem armários para os alunos guardarem o material escolar.“Ao meu ver, os gastos com a instalação dos armários serão compensados pela redução dos problemas de saúde nas crianças relacionados ao excesso de peso nas costas”, justifica ela. Letícia também quer averiguar o efetivo cumprimento da Lei nº 1752/2000, que dispõe sobre o peso máximo de material escolar transportado pelos alunos e institui o "teste de um minuto" como exame visual para detectar a formação de escoliose nos estudantes das Escolas do nosso Município.
Palestra
Logo após o fim da reunião ordinária, os vereadores mirins e alunos das Escolas Municipais Zélia Duarte Passos e Chirlene Cristina Pereira assistiram a palestra sobre bullying. Proferida pela assessora parlamentar Joellen Rocha, os estudantes aprenderam como lidar com essa prática, que acarreta em violência física ou psicológica em escolas por todo o país.
Pesquisa do Ibope mostra que mais de 40% de alunos de escolas públicas e privadas afirmaram ter praticados ou ter sido vítimas de bullying. Humilhação, ofensas, discriminação, opressão, exclusão, perseguição e agressão física são tipos de bullying, que podem ser praticados por amigos, turmas, funcionários ou até professores.
“Geralmente quem sofre bullying são tímidos e reservados. Normalmente são mais frágeis fisicamente ou apresentam alguma ‘marca’ que os destaca da maioria dos alunos”, disse Joellen.
Ela dá algumas dicas de como agir em uma situação de bullying. “Evitar estar próximos dos agressores, não responder às provocações e não manter a agressão em segredo”.