Câmara busca dinamizar liberação de projetos da construção civil em Ipatinga
Publicada em 11/01/2017 17:20

Representantes da Associação de Construtores do Vale do Aço reuniram-se nesta terça-feira (10) com o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), a fim de debater a tramitação de projetos do setor de construção civil na Prefeitura Municipal, sob a alegação que esses processos não têm tido uma regra geral desde seu protocolo inicial até sua liberação.
“Precisamos de ajuda e viemos expor problemas como a demora excessiva na liberação de alvarás, na falta de critério de exigências técnicas para pré- aprovação dos projetos, o que nos impossibilita de trabalhar com regras únicas, constante em leis que regem a construção civil”, comentou o presidente da associação, Wallace Barreto.
Wallace salientou que pede apoio ao Poder Público não no sentido de passar por cima de regras vigentes e constantes no Código de Obras, mas “pela uniformidade de pedidos que mudam conforme os protocolos de obras, o que nos impossibilita de trabalhar com regularidade”, disse ele.
O vice-presidente da associação, José Antônio Moreira Goulart, informou que esta liberação é fundamental para que as construtoras possam fazer contratos com a Caixa Econômica Federal e viabilizar vendas das unidades habitacionais com financiamento.
Nardyello lembrou que dados dão conta que Ipatinga tem atualmente cerca de 50 mil desempregados, e que a construção civil deve ser vista como prioridade para qualquer governo.
“Isso porque além de gerar milhares de empregos imediatos na execução de obras, ainda gera impostos que influenciam diretamente no orçamento, a exemplo impostos como IPTU de novas moradias, ITBI e outras receitas para os cofres públicos municipais”, disse Nardyello.
Nova reunião da associação será marcada com o prefeito municipal Sebastião Quintão e o presidente Nardyello Rocha.