CAC realiza mais de 46 mil atendimentos em 2016; Mesa Diretora faz reunião com servidores
Publicada em 16/01/2017 17:55

O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), órgão ligado à Câmara Municipal de Ipatinga, prestou mais de 46 mil atendimentos no ano de 2016. Levando-se em conta que o ano passado houve 254 dias úteis, a média de atendimento supera 180 por dia.
O CAC é responsável pela prestação de serviços de apoio jurídico, defesa dos direitos humanos e proteção dos direitos constitucionais dos cidadãos.
Segundo o gerente do órgão, Tadeu Figueiredo, a maior demanda do CAC, atualmente, é por consultas e serviços relacionados ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O órgão funciona como uma espécie de “posto avançado” do INSS, disponibilizando, por meio de seus profissionais, uma série de serviços, como marcação de perícias, recursos e cadastros.
A procura por isenções para emissão de certidões (nascimento, óbito, identidade etc.) também é alta, além das diversas orientações jurídicas. Hoje, o órgão conta com 22 profissionais, entre gerente, assessores e estagiários.
MAIS
O presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares esteve semana passada para buscar informação sobre o trabalho do CAC. Vereadores valadarenses pretendem implantar o projeto na cidade mineira.
Nesta segunda-feira, foi a vez dos vereadores da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipatinga se reuniram com servidores do CAC.
A proposta do encontro, nas palavras do presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha (PMDB), é conhecer melhor os servidores do órgão e traçar um alinhamento dos trabalhos.
“Gosto de ter contato com os servidores, tanto de carreira, quanto os cargos comissionados. Todos são fundamentais no processo de gestão; precisamos alinhar o nosso trabalho”, disse o presidente.
Nardyello pediu empenho e dedicação. Ele pontuou que as pessoas que chegam para serem atendidas no CAC precisam de carinho e atenção. “Elas chegam fragilizadas pelo problema. Abordar o cidadão com solidadriedade faz toda diferença no atendimento. Sempre prezei por esta qualidade, vamos manter este tratamento e tenho certeza que o CAC vai crescer ainda mais”, explicou.
O vice-presidente da Mesa Diretora, Osimar Barbosa – Mazinho, parabenizou aos servidores pelos serviços prestados e se colocou à disposição para auxiliar nos trabalhos O 2º secretário, Adiel Oliveira, também colocou o seu gabinete à disposição. Ambos enfatizaram a importância do tratamento digno aos cidadãos que procuram pelo Centro.
Para a assessora de políticas públicas do CAC, Gisele Martins, “o Centro devolve a dignidade do cidadão. Para trabalhar aqui é preciso gostar de gente”, disse ela e acrescentou: “Atendemos pessoas que chegam sem norte, desesperadas. A primeira coisa que essas pessoas precisam é de atenção. Um abraço que damos e as lágrimas nos olhos do nosso cliente nos mostram o quão importante é o nosso trabalho e o quanto devemos nos dedicar”, disse Gisele.
Por fim, Nardyello encerrou a reunião dizendo do grande orgulho que sente pelo Centro. “Quando implantamos o CAC, o meu sonho era ser igual ao modelo de uma cidade que visitamos. Hoje, percebo que nos superamos, e o nosso trabalho está servindo de modelo para outras cidades que querem implantar o Centro”, concluiu Nardyello Rocha.