Comissão de Esporte e Lazer da Câmara constata precariedade das condições do estádio Ipatingão
Publicada em 03/03/2017 14:15
A Comissão Permanente de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Ipatinga realizou, na manhã desta sexta-feira (03), visita técnica ao Estádio Ipatingão, Ginásio Poliesportivo Fefezão, no Bom Jardim, e ao Centro Esportivo e Cultural Sete de Outubro, que faz parte do complexo do Parque Ipanema. O objetivo foi verificar as condições dos equipamentos públicos para a elaboração de relatório a ser encaminhado ao Poder Executivo.
Os vereadores integrantes da Comissão, Gilmarzinho (presidente), Adiel Oliveira (vice-presidente), Lene Teixeira (relatora) e Franklin Meireles (suplente), foram acompanhados pelo presidente do Legislativo, vereador Nardyello Rocha. O secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Carlos Oliveira, recebeu a comitiva no Estádio Municipal João Lamego Neto, mais conhecido como Ipatingão.
O secretário de Esporte, Carlos Oliveira, detalha aos vereadores os diversos
problemas estruturais do Ipatingão
Deixar o estádio em condições de receber uma partida de futebol é um grande desafio para a atual administração municipal. Problemas não faltam, dentro e fora do gramado.
As redes elétrica e hidráulica do estádio estão bastante danificadas pela ação do tempo e sem condições de uso. As infiltrações no teto e paredes tomaram conta de locais como os vestiários, rouparia e salas administrativas.
Nos locais onde ainda existe grama dentro do campo também brotam a tiririca e a braquiária. Conforme o secretário Carlos Oliveira, o sistema de irrigação do gramado está com problemas na bomba e nas tubulações dos aspersores.
“No momento está sendo confeccionada uma planilha para a reprogramação de itens para o projeto de reforma do estádio. Há uma dotação específica para execução desse trabalho no Ministério do Esporte. Estamos recebendo o apoio do mandato do deputado federal Leonardo Quintão para tentar liberá-la”, disse o secretário de Esporte.
A rouparia do Ipatingão encontra-se em total
estado de deterioração
Outro desafio será dar condições de atendimento ao público, já que todos os quatro laudos necessários para o funcionamento do estádio estão vencidos: de segurança; do CREA-MG - que trata da estrutura física; do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
O vereadores da Comissão de Esporte e Lazer, juntamente com o vereador Nardyello Rocha, garantiram total apoio à administração municipal para que tenha sucesso o trabalho de recuperação do Ipatingão.
Sete de Outubro e Fefezão
No Centro Esportivo e Cultural Sete de Outubro a situação é bem melhor. O ginásio poliesportivo encontra-se em boas condições de uso e tem atendido bem aos programas de esporte e lazer mantidos pela Prefeitura de Ipatinga. Com verbas da área da Educação, está sendo construído no local um teatro para apresentações musicais e de dança.
Entretanto, os vereadores observaram que o campo de futebol e algumas outras áreas do Sete de Outubro necessitam de investimentos para recuperação.
O campo de futebol e mais algumas áreas do Sete de Outubro também
requerem investimentos para recuperação
No Ginásio Poliesportivo Fernando Perpétuo Luciano, conhecido como “Fefezão”, localizado entre os bairros Ideal, Esperança e Bom Jardim, a principal carência, segundo observou o vereador Adiel Oliveira, diz respeito à segurança.
“O ginásio passou por uma reforma recentemente, mas observamos que já houve a depredação de várias partes do equipamento público. Acreditamos ser necessária a presença constante de pelo menos dois vigilantes por turno para garantir a integridade do Fefezão”, afirmou o vice-presidente da Comissão de Esporte e Lazer.
Reformado recentemente, o Fefezão tem sido alvo de depredações constantes
Todas as observações feitas pela Comissão serão relatadas em documento a ser enviado ao Poder Executivo. A expectativa dos vereadores é que os problemas, principalmente do Ipatingão, sejam resolvidos e o estádio possa voltar a sediar grandes eventos esportivos.