CAC de Ipatinga realiza mais de cinco mil atendimentos
Publicada em 13/03/2017 13:23
O presidente Nardyello Rocha apresenta o balanço mensal e comemora resultado
O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) de Ipatinga realizou 5.601 atendimentos no mês de fevereiro. A informação é do presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha.
O parlamentar explica que são atendimentos jurídicos e sociais. “É com muita satisfação e orgulho que apresento estes números. Foram muitos atendimentos, sem o CAC, onde estas mais de cinco mil pessoas buscariam a solução dos seus problemas?” questiona e completa: “Isso representa uma média de 281 atendimentos em um mês com apenas 18 dias úteis, totalmente atípico”.
A maioria dos atendimentos está relacionada ao preenchimento de guias de recolhimento do INSS, segunda via de certidões e orientações jurídicas.
O CAC de Ipatinga é, hoje, referência estadual. Ele oferece acompanhamento técnico para a criação do Centro em outras cidades, como Governador Valadares, que visitou recentemente a Câmara para conhecer o modelo do CAC da cidade.
INSS
A gerente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Maria Helena Pereira e Silva, visitou o gabinete de Nardyello Rocha nesta semana. Na ocasião, ela enfatizou que “o CAC é um dos maiores parceiros do INSS. Ele tirou do mercado o atravessador, que explorava e extorquia pessoas carentes e com pouca informação. Hoje, estas pessoas encontram no CAC o apoio que precisam”, comemora Maria Helena.
Conforme Nardyello, em seu último mandato como presidente do legislativo, quando foi realizada a obra de expansão do CAC, existia a convicção da importância do setor. “Sempre foi notória a importância do centro para a população de Ipatinga. Um setor que atende mais de cinco mil pessoas por mês, orientando, agilizando e retirando-os da garra dos atravessadores, merece um tratamento muito especial”, concluiu Nardyello.
Curso
Os funcionários recém-contratados e os estagiários do CAC fazem, no mês de março, um curso de aperfeiçoamento no INSS. De acordo com o gerente do CAC, Tadeu Fiqueiredo, “a legislação mudou muito, a capacitação visa atualizar e garantir que todos estejam aptos a atender com total segurança das informações e procedimentos”, explica.
Serviço
O CAC oferece atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 7 h às 18 h. Ele é responsável pela prestação de serviços de apoio jurídico, defesa dos direitos humanos e proteção dos direitos constitucionais dos cidadãos; além de funcionar como um instrumento de formação e qualificação da cidadania, ao aproximar o Legislativo da população.
O Centro interage com órgãos governamentais do município, do estado e do país, além de organizações da iniciativa privada e da sociedade civil. Essa relação facilita o encaminhamento dos problemas e ajuda na busca de soluções.