Início do conteúdo

Vereadores somam força em prol da implantação da coleta seletiva de lixo em Ipatinga


Publicada em 27/03/2017 17:15

Vereadores somam força em prol da implantação da coleta seletiva de lixo em Ipatinga

Movimento de coleta seletiva nasceu na igreja católica; intenção é que toda a comunidade esteja envolvida



Vereadores da Câmara de Ipatinga reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (27), com o bispo emérito da Diocese de Itabira/Cel Fabriciano Dom Odilon Guimarães, religiosos e líderes comunitários, para traçar estratégias de mobilização para a  implantação da coletiva seletiva de lixo no município, que já consta em lei, mas até o momento nenhuma coleta foi efetivamente realizada.


A reunião foi fruto de um pedido de Dom Odilon e agendada pela Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara de Ipatinga. Após muitos debates, ficou acertado que, após dia 14 de abril, um grande ato de entrega das assinaturas que compõem o abaixo assinado organizado pelas igrejas católicas será realizado para que os vereadores, juntamente com a comunidade, entreguem o documento ao prefeito municipal.


“As igrejas católicas de todo o município vêm trabalhando a questão da conscientização dos resíduos gerados por todos nós. É de nossa responsabilidade zelar pelo planeta e trabalhar em prol desta coleta seletiva, para que ocorra de forma efetiva. A coleta seletiva é um ato prático que surge no ano em que a Campanha da Fraternidade nos convida a conhecer e cuidar de nossos biomas”, disse Dom Odilon.


Ele fez questão de salientar que o ato de cobrar das autoridades competentes a implantação da coleta, com a possível ajuda da comunidade, não é um ato católico, mas sim laico e apartidário. “Queremos o envolvimento de todos. O planeta é o nosso bem comum, e juntos devemos zelar por ele. Já colhemos mais de 12.500 assinaturas e não vamos parar por ai” , pontuou.


Em Ipatinga, dados da Secretaria de Serviços Urbanos dão conta que o município deposita 182 toneladas de lixo no aterro sanitário por dia. O local está licenciado para receber lixo até 2033, quando deverá ser desativado. “Porém, este cálculo toma como base o aterro sendo utilizado por apenas Ipatinga, o que não vem ocorrendo. Os municípios vizinhos também estão usando a área”, comentou Diego Martins, que faz parte da Comissão de Coleta Seletiva de Lixo, organizada pela igreja.


Jadson Heleno, presidente da Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente, esclareceu que a coleta já foi prevista no Plano Municipal de Saneamento Básico, que virou a lei 3.626/16, aprovada e sancionada ano passado.


“No plano, há uma data para implantação de uma comissão que viabilize a coleta seletiva pelo Executivo de 180 dias, a contar a sanção da lei, e este prazo termina em 14 de abril. Sabemos que esta coleta é complexa e requer muito esforço do município e da comunidade. Vamos buscar agenda com o prefeito para que ele tome ciência do que foi aprovado na gestão anterior e possa proceder de forma a beneficiar a comunidade”, disse Jadson.


O ato de entrega das assinaturas ao prefeito ficou marcado para a semana do aniversário de Ipatinga, que ocorre em 29 de abril. Já a coleta das assinaturas pelos gabinetes dos vereadores e pelas igrejas se encerra em 14 de abril.


Também participaram da reunião os vereadores Lene Teixeira, Cassinha Carvalho,  Adiel Oliveira e Tunico, bem como diversas assessorias de vereadores que não puderam estar presentes, mas que foram representados.  

Início do rodapé