Criação de entreposto da Ceasa em Ipatinga é discutida em reunião de comissão com técnicos da Emater-MG
Publicada em 26/04/2017 15:59
A Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor recebeu na manhã desta quarta-feira equipe formada por técnicos da Emater-MG que atuam em Ipatinga e região. A vereadora Cassinha Carvalho, presidente da Comissão, recebeu o gerente da Unidade Regional Ipatinga, Fernando César Aures Pereira, e os técnicos da Unidade Local de Ipatinga, Alessandra Freitas e Manoel de Barros.
Além de fazerem a exposição do Relatório de Atividades 2016, os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais apresentaram algumas demanda do segmento. Cassinha Carvalho manifestou grande interesse nas questões e afirmou que a comissão permanente do Legislativo estará acompanhando de perto o trabalho desenvolvido pela Emater em Ipatinga.
Banana, cana de açúcar, hortaliças, palpito pupunha, eucalipto, mel, leite, feijão e milho estão entre os principais produtos agropecuários que saem da zona rural de Ipatinga. A Emater atendeu no município, em 2016, a cerca de 200 agricultores, sendo 127 produtores familiares. Também foram atendidos grupos de mulheres da área rural, associações comunitárias rurais e grupos de compra e gestão coletivas.
Como forma de contribuir para a comercialização dos produtos regionais, a vereadora Cassinha afirmou que a Comissão de Agropecuária vai estudar a possibilidade de instalação de um entreposto do Ceasa em Ipatinga. Hoje, os produtores rurais da região comercializam seus produtos dois dias da semana no estacionamento do Ipatingão. A definição de uma área seria o principal entrave para a concretização do projeto.
“Sabemos que essa é uma demanda antiga em nossa região. Os municípios de Governador Valadares e Caratinga possuem entrepostos da Ceasa e funcionam muito bem. Vamos trabalhar no sentido de entender como funciona o processo para que essa instalação ocorra em nossa cidade. Estaremos fazendo contato com as pessoas que coordenam o Ceasa em Belo Horizonte para nos informarmos”, afirmou Cassinha.
Os técnicos da Emater informaram à vereadora que a empresa conseguiu uma área de 10 mil metros quadrados, cedida em comodato, no bairro Limoeiro, para a criação de uma horta comunitária. Entretanto, estariam ocorrendo alguns entraves para a execução do projeto. A presidente da Comissão de Agropecuária se comprometeu a participar das negociações, que envolvem o Poder Executivo e a Cemig.
Desenvolvimento sustentável
Juntamente com o poder público, agricultores e instituições parceiras, a Emater-MG concentra seus esforços em um processo de construção de estratégias e implementação de ações para o desenvolvimento sustentável do município.
Além de visitas às propriedades e residências rurais, os técnicos da Emater promoveram cursos, palestras e eventos sobre turismo, agronegócio e agroecologia. Um dos projetos desenvolvidos visou aumentar a produção de frutas de qualidade, com diversificação das explorações e aumento de renda do produtor.
Dentro do programa voltado para o bem estar social, foram trabalhados com as famílias da área rural temas como alimentação e nutrição, segurança alimentar, cultivo de horta domiciliar e processamento artesanal de produtos agropecuários.
Também participaram da reunião os assessores parlamentares Ronísia Alvarenga Oliveira Santos (gabinete vereador Rogerinho, vice-presidente da Comissão), Roberto Márcio dos Santos (gabinete do vereador Luiz Márcio, relator da Comissão) e Maria do Carmo de Andrade (gabinete da vereadora Cassinha).