Início do conteúdo

Regionalização do Samu é tema de audiência pública na Câmara


Publicada em 26/05/2017 17:35

Regionalização do Samu é tema de audiência pública na Câmara

A tão esperada regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mais conhecido como Samu, será assunto de audiência pública na Câmara Municipal de Ipatinga, a pedido do vereador Wanderson Gandra. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, pretende procurar soluções para que todas as cidades da região metropolitana receba a cobertura do Samu. Hoje, apenas Ipatinga, num total de 35 municípios do colar metropolitano, possui o atendimento especializado de urgência. 


“Profissionais de saúde, autoridades e população estão convidados para participar dessa audiência. Pretendemos discutir quais são os caminhos para que enfim o Samu possa atender a toda a população da região metropolitana do Vale do Aço”, disse Gandra.


Desde 2008, a regionalização do Samu vem sendo prometida, mas nunca se tronou realidade. Nem mesmo cidades próximas a Ipatinga, como Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, contam com o atendimento. Em 2014, foi criado o Cisvale (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Aço e região de Caratinga), mas a regionalização continuou na estaca zero.  


“Se alguém precisar de atendimento rápido no bairro Jardim Vitória, em Santana do Paraíso, por exemplo, o que é bem perto, a pessoa ficará desamparada e não receberá o atendimento do Samu, pelo fato do bairro não pertencer a Ipatinga ”.


Além da regionalização do Samu, o parlamentar aproveitará a audiência para discutir também a situação do atendimento em Ipatinga. Segundo ele, cinco ambulâncias estão paradas por falta de manutenção, e apenas três estão funcionando. Além disso, 200 profissionais aprovados no último processo seletivo para atuar na área estão à espera de serem convocados. 


“Fui pessoalmente conhecer as instalações do Samu em Ipatinga e fiquei satisfeito com o profissionalismo da equipe. Mas sabemos que há diversos profissionais que estão esperando serem chamados e que poderiam estar ajudando no atendimento à população. Vamos buscar respostas para  essa e outras questões nessa audiência. Por isso, a importância que todos venham e participem desse debate”, disse Gandra.


A audiência pública está marcada para a próxima terça-feira (30), às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga.

 

 

Início do rodapé