Aprovado projeto de lei que combate a automutilação e conteúdos impróprios na internet
Publicada em 05/06/2017 17:44
Foi aprovado, em primeira votação e por unanimidade, projeto de lei que institui em Ipatinga a “Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à automutilação, bem como ao conteúdo de sites prejudiciais à sociedade veiculados nas redes sociais”.
De autoria do presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha, o projeto 47/2017, foi apreciado em sessão extraordinária na tarde desta segunda-feira (05).
A comemoração deverá ser feita anualmente na segunda semana de setembro, que conforme o autor da matéria é também o mês em que se realiza a campanha mundial “Setembro Amarelo”, sobre conscientização e combate ao suicídio.
Para Nardyello a questão apresentada no projeto é um sério problema vivenciado na atualidade. “Fomos chamados a atenção pelo caso do jogo da baleia azul, mas outros jogos já influenciaram de forma negativa anteriormente, assim como novos jogos surgirão. Cabe a nós não apenas observarmos e nos entristecermos por alguma tragédia, mas, sim, promovermos uma discussão que evolva a família, escolas, toda sociedade. Vamos prevenir e mostrar questões de valorização da vida”, enfatiza.
Durante a semana serão desenvolvidas ações com a participação do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) e da Câmara Mirim. Poderão ser realizadas audiências públicas, seminários, palestras, debates, elaboração de cartilhas informativas, visando orientar os pais, responsáveis, crianças e adolescentes.
Outros projetos
Na reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (05), foram aprovados ainda o PL 45/2017, que declara de utilidade pública a Associação de Moradores do bairro Bela Vista e do bairro Das Águas (Ambeba), de autoria do vereador Antônio Alves, o Tonico; PL 46/2017, que institui em Ipatinga o Dia do Pastor Evangélico, de autoria do vereador Wanderson Gandra; e o PL 48/2017, que obriga os estabelecimentos públicos e privados a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo, que foi elaborado pela Câmara Mirim e assinado por todos os vereadores.