Câmara Mirim dá início à eleição com entrega de santinhos
Publicada em 06/09/2017 18:22
A campanha da nova eleição da Câmara Mirim se iniciou oficialmente nesta quarta-feira (6) com a entrega do material eleitoral aos candidatos das escolas públicas e particulares participantes. Foram distribuídos santinhos aos 150 candidatos inscritos. Alunos, familiares e amigos estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga.
Na peça de divulgação, constam foto e número do candidato (a), além da sua biografia e propostas. Os estudantes têm aproximadamente 30 dias para fazer a distribuição do material, já que a eleição está marcada para o dia 4 de outubro. Eles podem ser votados por alunos de qualquer uma das escolas participantes do processo eleitoral e que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
A legislatura de dois anos é dividida em quatro mandatos com duração de seis meses, sendo cada um deles composto por 19 jovens parlamentares. A coordenação das eleições é feita pela equipe técnica do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara de Ipatinga.
Os candidatos Silvio Brenner Lemos (13 anos) e Kenner José Souza (também 13 anos) irão representar a Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, localizada no bairro Veneza I. Se eleito, Silvio Lemos pretende apresentar proposta para criação do Bolsa Esporte no município. Já Kenner Souza se preocupa com a violência nas escolas e pretende estimular debates com as autoridades sobre a segurança pública nos estabelecimentos de ensino.
Para o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha, “a adesão maciça das escolas, públicas e privadas, confirma o sucesso deste projeto tão importante, que elevou o nome da cidade em todo território nacional."
“Diversos gestores já nos procuraram para levar para suas cidades o Projeto da Câmara Mirim, inclusive Belo Horizonte. Recentemente, fui procurado por um vereador de Lagoa Santa. Aqui, em Ipatinga, serão mais de 12 mil alunos que irão votar, número este muito acima dos eleitores da maioria das cidades mineiras”, disse Nardyello.
O parlamentar ainda afirma que “a juventude cidadã, com certeza, será um diferencial no futuro da nossa cidade.” “Faço questão de agradecer a todos os vereadores e servidores que fazem a Câmara Mirim uma bandeira da nossa cidade, sem esquecer que o apoio da imprensa, diretores e professores são a mola mestra deste sucesso”.
E completou: “Importante destacar o papel educacional que esse Projeto tem, que é ensinar cidadania ao jovem. Principalmente em um momento em que a política nacional passa por uma crise sem precedentes. E não é somente o estudante que passa a se envolver mais com a política, como também toda a família”.
Os vereadores Wanderson Gandra, Pastora Márcia Perozini e Lene Teixeira também participaram do evento. Gandra destacou a importância de Projeto como a Câmara Mirim para o futuro da política nacional, “formando cidadãos conscientes, que um dia serão os nossos governantes”. Opinião também compartilhada pela Pastora Márcia. “Um dia vocês [estudantes] estarão em nosso lugar. E é uma enorme satisfação saber que Ipatinga está na dianteira nesse processo educacional”, disse ela.
Já Lene Teixeira destacou que a participação política não se resume apenas em votar no candidato escolhido, “mas também participar do mandato do vereador, sugerindo e cobrando por políticas públicas de qualidade”.