Expansão do Distrito Industrial: vereadora integra comitiva para reunião com presidente da Usiminas
Publicada em 16/10/2017 17:10
A presidente da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor da Câmara de Ipatinga, vereadora Cassinha Carvalho, esteve reunida na última semana com o presidente da Usiminas, Sérgio Leite, na sede da empresa, em Belo Horizonte. Ela estava acompanhada do presidente da Associação das Empresas Estabelecidas no Distrito Industrial de Ipatinga (AENDI), Ismael Coelho, e do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Kahê Sathler.
A parlamentar solicitou ao presidente Sérgio Leite apoio para a expansão do Distrito Industrial de Ipatinga, já que a área de aproximadamente 200 mil m², pleiteada pela AENDI, pertence à siderúrgica. O local é adjacente ao Distrito Industrial e, pela proposta apresentada, faria ligação com a BR-458, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ipatinga. O projeto de expansão, elaborado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), prevê uma estrada de acesso a partir da rodovia, desviando o tráfego de veículos pesados de dentro da cidade.
Cassinha Carvalho entende que é preciso buscar a Parcerias Público-Privadas (PPPs) para atender às demandas da sociedade. “Tendo em vista a complexidade da nossa economia, não acho que ninguém sozinho consegue resolver os problemas da população. O poder público tem sim o dever constitucional de resolver as demandas de nossa cidade, mas é preciso que a sociedade participe e é o que estamos tentando fazer”, considerou.
Cassinha Carvalho e Sérgio Leite, presidente da Usiminas: projeto
prevê utilização de área com 200.000 m² pertencente à Usiminas
EMPRESAS INTERESSADAS
Atualmente existem 37 empresas instaladas no Distrito Industrial de Ipatinga. Segundo o presidente da AENDI, Ismael Coelho, existe uma demanda para novas instalações no distrito. “Fizemos um estudo e vimos que tem muitas empresas interessadas em se instalar ali no distrito e não tem áreas hoje disponíveis, então só temos uma saída, que é a expansão”, afirmou.
O Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Ipatinga, Kahê Sathler, pontuou que até mesmo empresas de outros estados têm demonstrado interesse de se instalarem no Distrito Industrial de Ipatinga. “A gente vê isso como uma oportunidade de geração de emprego, renda e principalmente para atrair empresas de outras partes do país e quem sabe até do exterior, devido o grande potencial que acreditamos que a cidade tem”.
Proposta apresentada prevê ligação entre a BR-458 e a área de
expansão do Distrito Industrial de Ipatinga
Sobre o novo acesso ao Distrito Industrial, Kahê frisou que a expansão também atenderia à necessidade de uma melhor via para o escoamento da produção local. “Hoje o acesso é feito passando pelo Centro e bairro Veneza II, o que acaba gerando transtornos com os equipamentos pesados passando por dentro de Ipatinga. Além disso, o novo acesso também viabilizaria o fechamento da passagem de nível da Vale, próximo ao aeroporto”, disse.
OUTRAS DEMANDAS
Durante a reunião com Sérgio Leite foi apresentada também a proposta de construção de uma nova via de acesso ao Hospital Márcio Cunha. Segundo a presidente da Comissão de Abastecimento e Indústria, vereadora Cassinha Carvalho, o atual Plano Diretor prevê um acesso em linha reta ao HMC, passando por dentro de uma área da Usiminas que fica em frente ao antigo Clube da Aciaria.
A presidente da Comissão de Abastecimento da Câmara ainda pediu o assessoramento da Usiminas para resolver um problema vivido há anos pelos moradores do bairro Ferroviários. As paredes de imóveis que ficam próximos de uma antiga lagoa apresentam rachaduras nas estruturas, decorrentes de um rebaixamento do solo. Foi solicitado a Sérgio Leite que a siderúrgica viabilize equipamentos de pesquisa necessários para uma prospecção profunda do local, já que o município não dispõe de aparelhagem necessária para fazer a análise.
O presidente da Usiminas enfatizou o compromisso que a siderúrgica tem com o Vale do Aço e, a princípio, considerou viável a demanda levada pela comitiva de Ipatinga. “As demandas que foram trazidas são extremamente importantes e com foco no desenvolvimento do Vale do Aço. A princípio é viável, mas é claro que os nossos técnicos têm que analisar detalhadamente, e a decisão final ser levada à diretoria da Usiminas. Vamos procurar levar para Ipatinga melhores condições para que ela possa desenvolver”, finalizou Sérgio Leite.