Início do conteúdo

Vereadores de Ipatinga cobram da Prefeitura cumprimento da lei de estacionamento rotativo


Publicada em 01/11/2017 15:28

Vereadores de Ipatinga cobram da Prefeitura cumprimento da lei de estacionamento rotativo

A falta de um estacionamento rotativo em Ipatinga está sendo motivo de indignação por parte do comércio local e, sobretudo, consumidores que não encontram vaga de estacionamento no centro da cidade. Em maio deste ano, a administração pública retirou os 129 parquímetros. Isso porque os equipamentos não emitiam comprovantes do tempo utilizado aos usuários.


Representantes da Associação Comercial de Ipatinga já cobrou da prefeitura uma posição. Os usuários todos os dias reforçam o pedido. Diante das constantes reclamações, a presidente da Comissão de Abastecimento, Indústria e Comércio, a vereadora de Ipatinga Cassinha (PSB) fez uma indicação (nº 457/2017) ao executivo para que tome providências urgentes para implantação do estacionamento rotativo na cidade.“Eu acho que já passou da hora de resolver este problema. Estou muito preocupada com o fim do ano, época em que as pessoas saem às compras, e os comerciantes têm a esperança de recuperar as defasagens dos meses anteriores. Eu ouço pessoas dizendo que queriam comprar no Centro e não vão porque não tem jeito de estacionar”, relatou a vereadora.


LEI


O presidente da Câmara de Ipatinga vereador Nardiello Rocha (PMDB) lembrou que o estacionamento rotativo é uma lei e que está sendo descumprida pelo poder executivo que até o momento não apresentou uma alternativa para substituir o parquímetro.“Em momento algum nós solicitamos que ficasse sem estacionamento rotativo, pelo contrario, o acordo que foi feito e falado pelo governo é que seria imediatamente implantado o serviço de faixa azul no papel até que licitasse um novo equipamento. E isso infelizmente não aconteceu, e entendo que a lei do rotativo está sendo descumprida”, pontuou.


LICITAÇÃO


Segundo informações da Associação Comercial de Ipatinga, a administração pública realiza processo licitatório de um novo sistema que irá administrar as vagas de estacionamento no Centro da cidade. O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi afirma que as entidades comerciais tentam negociações com o Poder Público desde maio deste ano.“Quando soubemos da intenção do prefeito Sebastião Quintão de retirar os parquímetros, nós pedimos que fossem desativados após o Dia das Mães, em maio, e do Dia dos Namorados, em junho. Infelizmente, o pedido foi atendido parcialmente, uma vez que o sistema foi desativo no fim de maio. Desde então o setor comercial e de prestação de serviços teve grandes prejuízos com a ocupação desordenada do estacionamento. Ao longo deste período, fizemos várias reuniões com as autoridades competentes para que fossem tomadas as ações necessárias”, pontua.

Início do rodapé