Câmara convoca audiência para discutir autismo
Publicada em 15/05/2019 16:03
A Câmara Municipal de Ipatinga promove nesta quinta-feira (16), às 19h, no Plenário da instituição, audiência pública para discutir o tema - “Autismo: Conhecer para Acolher”.
O requerimento é do presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Jadson Heleno, e foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Mas, para o vereador Avelino Cruz, o voto pelo sim foi ainda mais simbólico. Avelino é pai do Fernando de 14 anos, um garoto autista.
“A audiência atende a mais de um objetivo ao mesmo tempo. Além de esclarecer a população sobre o autismo, vai permitir o diálogo com o poder público. É só uma gotinha no meio do oceano, mas um passo importante para chamar a atenção da sociedade para este tema tão complexo”, enfatizou Avelino.
E são muitos os desafios. Não há dados oficiais do município sobre o transtorno. Estima-se que Ipatinga tenha hoje uma população de cerca de 4 mil autistas (número baseado na proporção de casos registrados no mundo). A falta de um levantamento realizado pela secretaria municipal de saúde dificulta o planejamento de políticas públicas sobre o tema.
“A audiência pública vem com o propósito de debater essa e outras questões. Vamos receber famílias, convidados, para conversar abertamente sobre o assunto e levantar encaminhamentos para o governo municipal”, disse Jadson Heleno.
A audiência vai contar com as participações do psiquiatra André Brandão, da Neuropsicóloga Paula Lucas e da advogada Renata Ferraz Oliveira. Profissionais com experiência no tratamento de casos relacionados ao autismo. O evento é aberto ao público.