Representantes de academias buscam apoio da Câmara para aprovação do PL que classifica exercício físico como essencial
Publicada em 17/03/2021 10:50
Presidente Toninho Felipe dialogou com educadores físicos; projeto de lei deverá ser apreciado na pauta de votação no próximo dia 22
O presidente da Câmara de Ipatinga, veerador Toninho Felipe (Cidadania), recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (16), dois representantes do segmento das academias de Ipatinga. Jovani Pires e Henrique Neto vieram em busca de um diálogo com o Legislativo para garantir a aprovação do Projeto de Lei nº 31/2021, que deve entrar para apreciação dos vereadores na próxima reunião ordinária, prevista para acontecer no dia 22 de março.
O PL, que segue em tramitação na Casa, de autoria dos vereadores Ley do Trânsito (PSD) e Ademir Cláudio (DEM), institui como atividade essencial os serviços de educação física ou atividade física, quer seja da rede pública, quer seja da rede privada, como forma a prevenir doenças físicas e mentais, no âmbito do município de Ipatinga.
Segundo a proposta, a prática de atividades é essencial quando orientadas por profissionais de educação física e realizadas em estabelecimentos comerciais, como academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica, artes maciais e demais atividades físicas. No entanto, segundo a proposição, poderá haver limitação de pessoas, com a adoção de medidas de contenção sanitária.
O educador físico Jovani Pires disse que a proposta foi apresentar para o presidente da Câmara a importância desse projeto para a comunidade.
“Viemos até aqui endossar a real necessidade de trazer celeridade para o PL 31, para que haja reconhecimento em esfera municipal da proposta que trata a atividade física como essencial. É inadmissível ser tratado em esfera estadual e classificados como lazer, sendo que já somos reconhecidos em nível nacional como atividade essencial”, defendeu ele.
O profissional fez questão de salientar que a educação física está na área da saúde “e é atenção primária ao combate de várias doenças, uma vez que está mais que provado que quem se exercita tem mais saúde e melhor sistema imunológico”, disse o educador.
O também educador físico Henrique Neto lembrou que o estado de Minas Gerais está na onda roxa, onde só é permitido o funcionamento dos serviços essenciais. “Devido a essa situação que enfrentaremos nos próximos dias, a aprovação deste projeto no âmbito municipal é a garantia que as atividades físicas continuaram em funcionamento. Esporte pode salvar vidas”, declarou.
O presidente Toninho Felipe disse que irá conversar com os colegas parlamentares nos próximos dias, e que a aprovação do projeto tem o seu total apoio.
“Entendemos a importância e a celeridade que precisamos dar ao assunto. Acredito na promoção do esporte como instrumento para salvar vidas. Diante desta pandemia, garantir o funcionamento das academias e afins é uma forma de oportunizar à população a praticar atividade física. Agradeço a presença do Jovani e do Henrique e aproveito para reforçar que esta Casa está com as portas abertas para receber, ouvir e dialogar com a população acerca de projetos importantes”, afirmou o parlamentar.
Foto: Presidente Toninho Felipe juntamente com representantes de academias.