Início do conteúdo

Construção do hemocentro, de novo IML e de UBS na pauta da Câmara de Ipatinga


Publicada em 24/06/2021 16:30

Construção do hemocentro, de novo IML e de UBS na pauta da Câmara de Ipatinga

A construção de uma unidade do Hemocentro e do novo Instituto Médico Legal (IML) de Ipatinga entrou na pauta da Câmara de Ipatinga em reunião ordinária nesta semana.

A discussão foi levantada pela vereadora Cecília Ferramenta (PT), que destacou a importância dessas duas obras para a cidade e para toda a Região Metropolitana do Vale do Aço. “São três bandeiras que precisamos defender e levar ao governo estadual para atender à nossa região”, conclamou ela.

Cecília Ferramenta encaminhou indicações à Prefeitura de Ipatinga defendendo a retomada de projetos antigos para a unidade regional de hemoderivados e do novo IML, que remontam à sua gestão como prefeita, de 2013 a 2016. Ela lembrou que já existem áreas disponíveis para as duas obras.

Conforme Cecília Ferramenta, o hemocentro tem uma área destinada de 3.700 metros quadrados, na avenida José Júlio da Costa, próximo à Unidade Oncológica da Fundação São Francisco Xavier, no bairro Ferroviários.

Ela informou que já existe inclusive o projeto arquitetônico para a realização da obra, que só não foi à frente porque o governo estadual não cumpriu sua parte na parceria firmada com o município em, 2014. A doação do terreno foi aprovada pela Câmara e oficializada na gestão de Cecília como prefeita, por meio da Lei Municipal 3.317.

“A construção da unidade vai beneficiar pacientes hemofílicos e oferecer hemoderivados para transfusão, cirurgias e estabelecimentos de saúde do Vale do Aço, que atualmente são atendidos pelo Hemocentro de Governador Valadares”, destacou a vereadora.

 

INSTITUTO MÉDICO LEGAL

Em relação ao IML, Cecília lembrou que em 2014 também foi doada uma área para o governo do estado (Lei Municipal nº 3.341), de 2.806 metros quadrados no Distrito Industrial de Ipatinga, no bairro Veneza, desmembrada de uma área próximo, ao CERESP, para a realização da obra.

A vereadora disse que a construção de um novo IML “é uma necessidade urgente, para Ipatinga e o Vale do Aço”, tendo em vista que a atual, que funciona anexa ao Cemitério Senhora da Paz, teve sua interdição requerida pelo Ministério Público da Comarca, após a constatação de sérios problemas em sua infraestrutura e a falta de condições higiênico-sanitárias.

“A solução dos crônicos problemas do IML de Ipatinga, que existe há mais de quatro décadas, passa, necessariamente, pela construção de uma nova unidade. Infiltrações, trincas, rachaduras, salas interditadas, falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e risco de contaminação do ribeirão Ipanema pelos dejetos produzidos no local formam um quadro caótico na atual IML, com riscos incalculáveis para a saúde e a segurança de funcionários e usuários”, afirmou Cecília Ferramenta.

 

UBS

A vereadora Cecília Ferramenta também encaminhou à Prefeitura indicações para construção de um novo prédio para abrigar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Esperança II, que já existe, e a instalação de uma outra no bairro Vila Ipanema.

A vereadora salientou que essas duas comunidades carecem de uma estrutura para atendimento à saúde. No caso da Vila Ipanema, os moradores precisam deslocar-se para a UBS do bairro Caravelas em busca de atendimento médico. “Trata-se de uma reivindicação antiga e mais do que justa”, reforçou Cecília.

No caso do Esperança, a vereadora lembrou que, quando prefeita, o município conseguiu recursos para a construção da Unidade II, mas não possuía uma área para a realização da obra, o que espera que seja viabiliza pela atual Administração. A atual UBS, localizada na rua Hortênsia, nº 690, “funciona em espaço acanhado, que não comporta o crescimento da população do bairro”, ressaltou.

Imagem em destaque: Na sequência, vereadores Professora Mariene, Cecília Ferramenta, Hermínio Bernardo e Ademir Cláudio. 

Início do rodapé