Novo prédio do Legislativo pode ter nome que você escolher

Publicada em 19/03/2004 13:28

A Câmara Municipal de Ipatinga (CMI) abriu licitação pública para a escolha do nome do novo prédio do Legislativo Municipal. O nome da nova Câmara será escolhido através de um concurso, aberto a todos os cidadãos de Ipatinga, que oferece um prêmio de R$ 2 mil aos três primeiros lugares. Conforme o advogado Adalto Lúcio Cunha, chefe da assessoria técnica da CMI, o prêmio será dividido da seguinte maneira: R$ 1 mil ao 1º lugar, R$ 600 ao 2º e R$ 400 ao 3º.

"A proposta do concurso, além de escolher um nome para o prédio, é fazer com que a comunidade participe democraticamente dessa escolha tão importante para o município", afirmou Adalto. Segundo ele, a CMI optou por este processo democrático devido os vereadores terem apresentado várias propostas de nomes para a nova Casa do Legislativo. "Recebemos várias propostas de vereadores com denominações em homenagem a ex-vereadores e ex-prefeitos de Ipatinga. Entendemos que ficaria difícil escolher entre tantos, porque todos os nomes indicados merecem tal homenagem. Por isso deixamos esta tarefa nas mãos da comunidade", conta o advogado.

Propostas

Dentre os nomes indicados pelos vereadores estão os ex-presidentes Humberto Amaral, Jorge Chain, José Orosimbo e o primeiro presidente da Câmara, Epaminondas. Além de ex-vereadores como José Carvalho. "Houve também propostas, como a do vereador Maurinho que apontou o nome do primeiro funcionário da Casa. Além do vereador Crispim, que indicou o nome do ex-prefeito de Ipatinga, Jamil Selim de Sales. São todos nomes muito fortes e já que é difícil escolher um, dentre tantos, o presidente Adelson Fernandes, decidiu pelo concurso", lembra Adalto Lúcio.

Regulamento

Conforme o edital do concurso, para concorrer aos prêmios é necessário que a pessoa resida em Ipatinga. Os servidores do Legislativo não podem participar e não serão aceitas denominações de pessoa viva. Adalto informou que as propostas serão analisadas por uma comissão julgadora nomeada pelo presidente. Farão parte da comissão um representante da Câmara e os demais integrantes serão pessoas da comunidade, ligadas à educação e cultura. O advogado fez uma importante ressalva. "Devemos destacar que, não necessariamente a melhor proposta será a escolhida para dar nome ao prédio. Os três melhores nomes, indicados pela comunidade, serão transformados em projeto de lei e levados a plenário para decisão de um nome", adianta Adalto. Ele disse ainda, que as indicações giram em torno de nomes de personalidades que marcaram a história do município, mas que não necessariamente o novo prédio da Câmara tem que ter um nome de pessoa.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), anexo à Câmara ou pelo fax da 3829-8840, até 16 de abril. A apresentação da proposta deve ser entregue até o dia 20 de abril, em um envelope fechado com justificativa breve, através de um histórico, devendo conter apenas uma proposta por pessoa.