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CAC Centro de Atenção ao Cidadão


Atualizado em 14/03/2024

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1 - O que é o CAC


O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) foi criado em 2001 pela Câmara Municipal de Ipatinga com o objetivo de levar à população informações sobre seus direitos e assessorá-la na busca de soluções para os problemas jurídicos e sociais.

O CAC é responsável pela prestação de serviços de apoio jurídico, defesa dos direitos humanos e proteção dos direitos constitucionais dos cidadãos; alem de funcionar como um instrumento de formação e qualificação da cidadania, ao aproximar o Legislativo da população.

O CAC interage com órgãos governamentais do Município, do Estado e do País, além de organizações da iniciativa privada e da sociedade civil. Essa relação facilita o encaminhamento dos problemas e ajuda na busca de soluções.

2 - PROGRAMAS DO CAC

Para realizar os diversos tipos de atendimento a que se propõe, o CAC desenvolve os seguintes programas:

Orientações jurídica e social – O CAC conta com assessores de políticas públicas e estagiários em diversas áreas, que prestam consultoria e orientações sobre assuntos diversos, entre eles a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) (Lei nº 8.742/93), que trata de um benefício assistencial concedido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a idosos e deficientes.

Agendamentos da Previdência Social – A maior demanda do CAC, atualmente, é por consultas e serviços relacionados ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O órgão funciona como uma espécie de “posto avançado” do INSS, disponibilizando, por meio de seus profissionais, uma série de serviços, como marcação de perícias, recursos e cadastros.

Isenções para Casamento Civil – Através de uma parceria entre o CAC e os cartórios de Barra Alegre/Vila Celeste e do Centro de Ipatinga, os casais que querem oficializar o casamento podem obter isenções das taxas de acordo com os critérios estabelecidos pelo CAC.

Isenções para Carteira de Identidade: Em parceria com o setor de identificação da Polícia Civil, o CAC concede isenções para obtenção da carteira de identidade para pessoas carentes a partir de 16 anos.

Acesso a Documentações Pessoais – O CAC facilita aos usuários o acesso à obtenção de documentos pessoais em sua cidade de origem como  certidões e documentos, por meio de contatos com cartórios do País inteiro. Outro importante trabalho seria a disponibilizar ajudada para localizar parentes e pessoas desaparecidas, por meio de contatos com instituições e profissionais de diversas áreas.

Recebimento de Denúncias – Por meio do CAC, a população pode denunciar abusos de qualquer natureza. As denúncias são encaminhadas à própria Câmara, para comissões internas, e para outras instituições, como Judiciário e Polícia.

 

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