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Sobre a Escola História


Atualizado em 30/09/2024

 

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ipatinga foi criada por meio de uma Resolução em 30 de novembro de 2018. A sua aula inaugural aconteceu em 13 de dezembro do mesmo ano, ministrada pela Analista de RH, servidora efetiva, Marli Teixeira de Andrade Franco, sobre Excelência no Atendimento para os colaboradores que trabalham na recepção e portarias da Casa. Tem como missão “Promover uma educação legislativa de excelência, contribuindo – por meio de serviços educacionais - para a formação política, cidadã e profissional dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade, com ênfase para as funções e atribuições do Parlamento”, Para isso, oferece eventos de formação técnica e política, cursos livres e outras formas de capacitação, de atualização e de treinamento. Além disso, coordena outros projetos voltados para Educação Cidadã, envolvendo a comunidade escolar do nosso município..

A formação política, cidadã e profissional constituem o foco central da educação legislativa, tendo como propósito contribuir para o aprimoramento da qualificação dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade.

O desenvolvimento humano, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho figuram como eixo central na concepção das finalidades educacionais brasileiras.

 

LEGISLAÇÃO

 

A educação cidadã na Constituição da República

Art. 39, §2º - A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.

Art. 205 – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

 A educação cidadã na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996)

 Art. 22 – A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, misoprostol.

 

A educação cidadã na Lei Estadual (MG) nº 15.476/2005 - determina a inclusão de conteúdos referentes à cidadania nos currículos das escolas

Art. 1° - As escolas de ensino fundamental e médio integrantes do Sistema Estadual de Educação incluirão em seu plano curricular conteúdos e atividades relativos à cidadania, a serem desenvolvidos de forma interdisciplinar.

 

A educação cidadã na Legislação Municipal

Resolução Nº1083 de 24/06/2021           link: https://camaraipatinga.mg.gov.br/normas-juridicas/14315? (texto completo)


"Altera a Resolução nº 946, de 30/11/2018, que cria a Escola do Legislativo no âmbito da Câmara Municipal de Ipatinga e dá outras providências."

O POVO DO MUNICÍPIO DE IPATINGA, por seus representantes na Câmara Municipal, aprovou, e eu, Presidente, promulgo a seguinte Resolução:

Art. 1°. O artigo 2º da Resolução 946 de 30 de novembro de 2018 passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art.2º. São objetivos específicos da Escola do Legislativo:

I - promover e estimular a capacitação política e técnica, de forma continuada, dos Vereadores e Servidores Públicos do Poder Legislativo Municipal;

II - oferecer aos Vereadores e aos Servidores, elementos para identificarem a missão do Poder Legislativo para que exerçam de forma eficaz suas atividades;

III - oferecer aos servidores, estagiários e aos profissionais terceirizados conhecimentos básicos para o exercício de funções diversas dentro do Legislativo e fora dele, quando em atividades voltadas para o público ao qual servem;

IV - qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo ampliando a sua formação em assuntos legislativos;

V - desenvolver programas e atividades específicas, através do Centro de Atenção ao Cidadão, órgão de assessoria do Legislativo Municipal, objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias, bem como desenvolver ações de capacitação para a cidadania, visando promover uma melhor compreensão do Poder Legislativo e das práticas legislativas;

VI - estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada ao Legislativo, em cooperação com outras instituições públicas e/ou privadas;

VII - planejar e organizar eventos sobre temas de repercussão na sociedade que contribuam para a educação política e o aprimoramento da prática legislativa;

VIII - integrar o Programa INTERLEGIS, do Senado Federal, propiciando a participação de Vereadores e servidores em videoconferências e treinamentos à distância;

IX - ser agente de capacitação de Vereadores e servidores de outras Câmaras Municipais e instituições, no cumprimento de compromissos firmados com instituições parceiras;

X. contribuir para o fortalecimento da cidadania e dos valores democráticos.

PARÁGRAFO ÚNICO - A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Ipatinga poderá celebrar convênios com órgãos públicos ou entidades privadas, no País ou no exterior, tendo por escopo o intercâmbio de informações, experiências e projetos pertinentes ao Poder Legislativo."

 

Aula Inaugural - 13/12/2018

 

No dia 23 de junho de 2023, por meio da Resolução N.º 1.198, DE 06 DE JUNHO DE 2023, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ipatinga passou a denominar-se Escola do Legislativo João Camilo de Oliveira Torres.

Sobre João Camilo de Oliveira Torres:

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Camilo_de_Oliveira_Torres

João Camilo de Oliveira Torres (Itabira, 31 de julho de 1915 - Belo Horizonte, 31 de janeiro de 1973) foi um escritor, profesor, historiador e jornalista brasileiro.

Biografia:

 

Diplomou-se em Filosofia pela Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), sucessora da UDF, extinta quando seu irmão Luís Camilo de Oliveira Neto era vice-reitor em exercício (1939). Começou a escrever para jornais em 1937. Cinco anos depois era professor de Filosofia Moral da Faculdade de Filosofia da UFMG e de História do Brasil da Faculdade Santa Maria (hoje PUC-MINAS), também de Belo Horizonte.

Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Mineira de Arte, tendo sido membro da Academia Mineira de Letras (cadeira nº 39), do Instituto Mineiro de Geografia e História, Conselho Mineiro de Cultura. Funcionário de carreira do IAPC, faleceu em sua mesa de trabalho, como superintendente do INPS.

Ao longo de sua carreira historiográfica escreveu - e quase concluiu - o que seriam as suas Histórias das ideias políticas no Brasil, composta pelos seguintes volumes, nesta ordem: I - Interpretação da Realidade Brasileira; II - A Igreja e a Sociedade Brasileira; III - O Pensamento Político do Reino Unido; IV - A Democracia Coroada; V - Os Construtores do Império; VI - A Formação do Federalismo no Brasil; VII - O Positivismo no Brasil; VIII - O Presidencialismo no Brasil; IX - A Vida Partidária no Brasil; X - A Estratificação Social no Brasil; XI - A Ideia Revolucionária no Brasil, XII - Textos e documentos para a história da monarquia no Brasil.

Dentre sua extensa obra, a história das ideias é sem duvida sua maior contribuição para a historiografia nacional, tendo obra A democracia coroada: teoria política do Império do Brasil recebido os prêmios Joaquim Nabuco, da Academia Brasileira de Letras em 1958 e ainda o prêmio "Cidade de Belo Horizonte" em 1952. A disposição da coleção não seguiu uma ordem cronológica de lançamento, devido a dificuldade do autor em encontrar material para concluir determinadas obras, sendo esta ordem proposta a posteriori.

Das obras propostas apenas duas não foram lançadas, quais sejam, os volumes II e XII, nomeadamente, O pensamento político no Reino Unido e Textos e documentos para a história da monarquia no Brasil respectivamente, tendo o primeiro ficado inconcluso, segundo o autor, devido à limitação das bibliotecas de Belo Horizonte. É necessário pontuar que as obras foram lançadas por editoras distintas e alguns volumes foram lançados com nomes diversos do proposto, tendo o volume II - A igreja e a sociedade brasileira sido lançado como a Historia das ideias religiosas no Brasil e ainda o volume IX - A vida partidária no Brasil como Instituições políticas e sociais no Brasil. O volume XI - A ideia revolucionária no Brasil foi lançado postumamente.

Outras Obras

  • Homem e a Montanha. Livraria Cultura Brasileira, Belo Horizonte, 1944 (1ª ed.) e Autentica, Belo Horizonte, 2011 (2ª ed.)
  • O Positivismo no Brasil. Editora Vozes, Petrópolis, 1943 (1ª ed.) e 1957 (2ª ed.)
  • Libertação do Liberalismo. Casa do Estudante, Rio de Janeiro, 1949.
  • A Crise da Previdência Social no Brasil . Ed. Dialogo, Belo Horizonte, 1954.
  • A Democracia Coroada. José Olympio, Rio de Janeiro, 1957 (1ª ed.) e Editora Vozes, Petrópolis, 1964 (2ª ed.) e Edições Câmara, DF, 2017 (3ª ed.)
  • Do Governo Régio. Editora Vozes, Petrópolis, 1958.
  • Educação e Liberdade. Editora Vozes, Petrópolis, 1958.
  • A Propaganda Política. Ed. R. B. E. P., Belo Horizonte, 1959.
  • Propaganda Política, Natureza Limites. Ed. R. B. E. P., Belo Horizonte, 1959.
  • História de Minas Gerais. Difusão Pan-americana do livro, Belo Horizonte, 1961-1962 (1ª ed.) e 1967 (2ª ed.)
  • Formação do Federalismo no Brasil. Coleção Brasiliana, Cia. Editora Nacional, São Paulo, 1961.
  • As aventuras de João Surrinha (conto para crianças). Editora do Brasil S/A, São Paulo, 1961.
  • Um Mundo em Busca de Segurança. Herder, Ed. e Livraria Ltda., São Paulo, 1961.
  • Harmonia Política. Itatiaia, Belo Horizonte, 1962.
  • Cartilha do Parlamentarismo. Itatiaia, Belo Horizonte, 1962.
  • O Presidencialismo no Brasil . Coleções Brasílica, Edições "O Cruzeiro", Rio de Janeiro, 1962.
  • Desenvolvimento e Justiça: Em Torno da Encíclica "Mater et Magistra". Editora Vozes, Petrópolis, 1962.
  • Teoria Geral da História. Editora Vozes, Petrópolis, 1963.

 

PÚBLICO-ALVO DA ESCOLA

Vereadores, assessores, servidores públicos, jovens estudantes e sociedade em geral.

 

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