Início do conteúdo

PROJETOS DA ESCOLA


Atualizado em 08/03/2024

ELEIÇÕES CÂMARA MIRIM 2024

A Câmara Municipal de Ipatinga, por meio da Escola do Legislativo João Camilo de Oliveira Torres, abriu as inscrições para as escolas cadastrarem os alunos. As instituições de ensino terão do dia 20 ao dia 27 de março para enviar os dados dos participantes. As eleições para os novos vereadores mirins serão realizadas nos dias 18 e 19 de abril, nas escolas do município. Serão eleitos 1 vereador e 1 suplente por escola participante. Maiores informações acesse o REGULAMENTO

 

CAPACITAÇÃO

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA VEREADORES E SERVIDORES

Oferecer capacitação aos servidores e vereadores significa trazer melhorias nos resultados da organização. Isso acontece porque a partir dos treinamentos as pessoas adquirem habilidades teóricas e técnicas imprescindíveis para sua atividade profissional. Sendo assim, os profissionais qualificados geram melhores resultados para a Instituição.

Além disso, devemos considerar que o investimento em qualificação está relacionado também com a valorização dos profissionais da organização. Os servidores que se sentem reconhecidos e incentivados em seu trabalho tendem a ter um melhor desempenho, o que demonstra a importância desse investimento nas organizações públicas.

Para tanto, a Escola do Legislativo realiza cursos e seminários para os Servidores e Vereadores, nas modalidades:

 

Interno – Eventos de capacitação realizados por técnicos da própria Câmara dentro das nossas dependências, ou em espaço alugado para esse fim.

 

Externo – são eventos de capacitação oferecidos por Escolas de Governo ou Instituições Privadas e capacita individualmente o servidor/vereador.

 

 In Company – são treinamentos ministrados dentro da própria empresa ou em espaço alugado para esse fim, por empresas contratadas. São especialmente elaborados para atender às necessidades dos colaboradores e da própria organização. 

Alguns temas oferecidos aos servidores:

Encerramento Curso "Como Atender Melhor Seu Cliente" - Parceria com o SEBRAE.

 

Cursos do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) - Senado Federal

Site: saberes.senado.leg.br

 

GINCANA DO SABER

ESTUDO DA COLEÇÃO EM MIÚDOS DE AUTORIA DE MADU MACEDO E PUBLICADA PELO SENADO FEDERAL

O conhecimento da Constituição Federal é de extrema importância para a vida do cidadão, pois a partir de sua compreensão haverá a conscientização sobre seus direitos e deveres, permitindo a participação ativa nas decisões políticas.

A compreensão do conteúdo de nossa Lei Maior é também etapa imprescindível no esforço de desenvolver em nossos estudantes o conhecimento necessário para viver plenamente a cidadania e a competência para participar politicamente da construção de uma sociedade mais democrática.

Visando simplificar o conteúdo de nossa Carta Magna, de modo a torná-lo mais didático e facilmente compreensível, despido de vocábulos técnico-jurídicos que muitas vezes impossibilitam sua correta compreensão, a ex-Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Madu Macedo, desenvolveu a Coleção em Miúdos. Essa coleção já conta com os seguintes volumes:

  1. Constituição em Miúdos
  2. Cartilha de Atividades – Constituição em Miúdos
  3. Constituição em Miúdos II
  4. Lei Maria da Penha em Miúdos
  5. Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos
  6. Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos

O projeto Gincana do Saber vem justamente levar esse conhecimento para nossas crianças e adolescentes. Ao apresentar essa versão da Constituição Federal em linguagem acessível aos estudantes do ensino fundamental e com a utilização de ilustrações, temos certeza de que facilitaremos a disseminação do seu conteúdo, proporcionando aos nossos jovens cidadãos uma compreensão clara dos seus direitos e deveres, entendendo assim o que é Cidadania.

A Gincana é coordenada pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ipatinga e é trabalhada da seguinte forma:

Alunos do 5º ano das escolas participantes estudam os seguintes títulos:

  1. Constituição em Miúdos
  2. Cartilha de Atividades – Constituição em Miúdos
  3. Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos

Alunos do 9º ano das escolas participantes estudam os seguintes títulos:

  1. Constituição em Miúdos II
  2. Lei Maria da Penha em Miúdos

Obs.: O Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos ainda não foi incluído no Projeto.

É designado um professor da escola para desenvolver o estudo da Coleção em Miúdos dentro da sua disciplina. Para participar das fases eliminatórias e da grande final, as escolas escolhem uma dupla de alunos para representá-la que responderão às perguntas sobre o assunto estudado, num jogo de perguntas e respostas. As eliminatórias acontecem no mês de novembro e em dezembro acontece a grande final com a presença de torcidas das Escolas finalistas.

Ocorre premiação dos alunos vencedores e para o professor que coordenou o estudo da Coleção em Miúdos na escola. A Escola vencedora ganha um troféu.

Um vídeo da I Gincana do Saber da Câmara Municipal de Ipatinga que aconteceu em 2019 pode ser acessado no YouTube. É só acessar https://youtu.be/QNdh1FpCnj8 .

 

 

 

 

CÂMARA MIRIMDespertando em jovens estudantes a consciência da cidadania e a responsabilidade com os valores sociais, éticos e culturais da comunidade.

Acesse: https://camaraipatinga.mg.gov.br/camara-mirim

 

PROJETO ESPECIAL "ENFRENTAMENTO COVID 19"

DICAS NA PANDEMIA COVID-19 - UNILESTE

 

CONCURSO DE POESIA E REDAÇÃO

A Câmara Municipal de Ipatinga, por meio da Escola do Legislativo João Camilo de Oliveira Torres, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, agregou aos projetos de Educação Cidadã o CONCURSO DE POESIA E REDAÇÃO para os alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de Escolas Municipais da Cidade de Ipatinga.                                          

OBJETIVO: Atingir a faixa etária de 8 e 9 anos com atividade de Educação Cidadã para promover o despertar dos alunos para o tema “Cidadania”, incentivando assim a participação dos alunos no âmbito do legislativo e apresentando as suas ideias por meio da produção da escrita.

O TEMA: O tema do I Concurso foi “Educação Cidadã - cidadania começa na infância”. A cada ano esse tema será definido mas sempre voltado para o tema central que é CIDADANIA.

PROJETO PILOTO 2023: Participação de (4) quatro escolas municipais que foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação, da cidade de Ipatinga/MG

I – Na categoria 1: Poesia - alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.

II – Na categoria 2:Redação - alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

 

SENSIBILIZAÇÃO:

Serão realizadas visitas às escolas participantes para apresentação do tema, com a realização de uma mini palestra sobre CIDADANIA com slides e filminho da Turma da Mônica para todos os alunos de 3º e 4º ano.

 

JULGAMENTO DOS TRABALHOS:

ELIMINATÓRIA - Comissão Julgadora da Escola, composta por 3 (três) membros. A Comissão Julgadora da Escola tem a função de fazer uma eliminatória dentro das escolas, escolhendo 10 (dez) trabalhos de cada categoria para a Final.

ENVIO DAS FINALISTAS: DIGITALMENTE EM PDF, para e-mail da Escola do Legislativo João Camilo de Oliveira Torres.

Obs.: Nessa faixa etária os alunos escrevem a lápis e para não prejudicar o processo pedagógico natural, foi necessário restringir o envio na forma digital. Mas os originais devem ser entregues na Escola do Legislativo logo após o envio em pdf.

 

 CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DOS TEXTOS:

A poesia foi feita com três estrofes com quatro versos cada uma e a redação, no máximo, 26 linhas (incluído o título e as linhas em branco entre os parágrafos). Os textos devem retratar o tema proposto nesse regulamento e serem manuscritos, com letra legível,a lápis, pelo próprio aluno.

ESCOLHA DOS VENCEDORES: indicação pela Escola do Legislativo João Camilo de Oliveira Torres de 3 (três) membros e a Secretaria Municipal de Educação indicará 2 (dois) membros para a COMISSÃO JULGADORA OFICIAL. A Comissão Julgadora Final terá a função de escolher os três melhores trabalhos de cada categoria.

CRITÉRIOS:

DESCLASSIFICAÇÃO: Serão desclassificados os trabalhos que apresentarem as seguintes inconsistências:

Os três primeiros lugares de cada categoria receberão prêmios. No projeto piloto de 2023 os prêmios foram:

1º lugar de cada categoria: 01 tablet;

2º lugar de cada categoria: 01 headphone;

3º lugar de cada categoria:01 caixinha de som.

Início do rodapé