Em homenagem a pioneiro, praça no Cidade Nobre passa a chamar “João Ruiz Fernandes”

Publicada em 10/07/2018 15:02

A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, na sessão desta terça-feira (10), projeto de lei de autoria do vereador Ademir Cláudio (PROS) que dá o nome de João Ruiz Fernandes para a praça situada entre a Avenida Monteiro Lobato e a Rua Cândido Portinari, no Bairro Cidade Nobre.

A solicitação foi uma reivindicação dos moradores do bairro, que fizeram um abaixo-assinado solicitando tal homenagem. O vereador Ademir Cláudio justificou o projeto lembrando o pioneirismo de João Ruiz no Vale do Aço. “Ele teve um papel muito importante no desenvolvimento da região, e realizou inúmeras benfeitorias na comunidade. João Ruiz merece muito esta justa homenagem”, disse.

Breve Biografia

João Ruiz Fernandes nasceu em Aracruz, no Espírito Santo, em 03 de março de 1937. Veio residir no Vale do Aço após o falecimento do seu pai. Trabalhou na Cia Aços Especiais de Itabira (Acesita), entre 1962 e 1970, período em que residiu na cidade de Timóteo. De 1970 até 1995 foi proprietário do Restaurante Lagoa Silvana. De 1995 até 1997 manteve o Restaurante Golden Grill, nas proximidades da Estação Ferroviária de Ipatinga. Do seu primeiro casamento, com Diva Lima, nasceram quatro filhos e sete netos. Casou-se em segundas núpcias com Lila Maria Souza Serafim. Católico praticante, participava do Terço dos Homens no Santuário Senhor do Bonfim, no Bairro Cidade Nobre. O homenageado era também membro da Loja Maçônica União de Ipatinga, desde agosto de 2008, onde exerceu várias funções. João Ruiz Fernandes residia na Rua Machado de Assis, no Bairro Cidade Nobre e faleceu vitimado por um ataque cardíaco em 23 de março de 2018.