Início do conteúdo

Ipatinga se prepara para a realização de mais um Dia V do Setembro Vascular


Publicada em 26/09/2018 17:19

Ipatinga se prepara para a realização de mais um Dia V do Setembro Vascular

Uma parceria entre a Prefeitura de Ipatinga, a Fundação São Francisco Xavier, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais e a Faculdade Única de Ipatinga viabilizará no próximo domingo (30), no Parque Ipanema, a segunda edição do Dia V do Setembro Vascular. Na oportunidade, serão realizadas atividades especiais alusivas ao mês municipal de prevenção as doenças vasculares. Em duas tendas montadas pela Secretaria Municipal de Saúde, serão oferecidas, das 9h às 13h, exames de ultrassom de aorta abdominal gratuitos, além de orientações médicas com mais de dez especialistas para prevenção às doenças do sistema circulatório. O público alvo são as pessoas acima de 65 anos.

 

Este ano, o evento está incorporado à programação do próximo fim de semana do ‘Domingo no Parque’. E oferecerá ainda ao público em geral um protótipo de artéria gigante, inflável. O equipamento ajudará a explicar de forma interativa as diversas patologias vasculares, como varizes, trombose, aneurisma, arteriosclerose e doenças obstrutivas.  Autor da lei municipal nº 3.718/17, que instituiu o “Setembro Vascular” no calendário oficial de Ipatinga, o vereador Ademir Cláudio Dias (PROS) comemora a realização de mais um “Setembro Vascular” na cidade.

 

“Desde o início do mês, estou divulgando em minhas redes sociais, com o apoio do Dr. Luíz Ronaldo Godinho, informações preventivas sobre o combate das doenças vasculares. Fico muito feliz em perceber que este projeto está se firmando no calendário oficial do nosso município, de forma que os postos de saúde e os demais setores da Secretaria de Saúde da nossa cidade abracem essa causa e levem mais informação para nossa comunidade. Estou feliz porque no ano passado este projeto de conscientização foi um sucesso, e por esse ano estarmos vivenciando novamente este grande evento”, disse o Ademir Cláudio, ressaltando que o “Setembro Vascular” é uma data oficial também do calendário científico da Sociedade Brasileira de Angiologia de Minas Gerais (SBACV-MG).

 

O vereador destacou ainda que a Fundação São Francisco Xavier foi quem iniciou o movimento do Setembro Vascular em Ipatinga. “A iniciativa do Hospital Márcio Cunha foi tão boa que mereceu ganhar peso e virar lei”, pontuou Ademir.

 


À frente do movimento, vereador Ademir articula com profissionais da prefeitura Dia V do Setembro Vascular 

 

Ainda de acordo com Ademir Cláudio, aproximadamente 80 estudantes dos cursos de enfermagem de universidades parceiras estarão no evento dando dicas de Saúde. “Não podemos deixar de agradecer também ao Grupo de Oração João Paulo II, que gentilmente irá ceder as cadeiras para o evento”, finalizou o vereador. Parceiro do evento, o angiologista e cirurgião vascular Luiz Ronaldo Godinho Pereira explica que o Setembro Vascular foi criado com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças vasculares.

 

“Nosso maior inimigo é a falta de informação. O médico vascular é responsável pela saúde das artérias, veias e capilares. É muito importante que as pessoas que constantemente sentem dor, inchaço, sensação de cansaço nas pernas, queimação no fim do dia, manchas e até feridas procurem um profissional médico, específico da área, capaz de determinar o melhor tratamento. Tratar vasos sanguíneos dilatados, varizes, somente como procedimentos estéticos, é risco, pois pode haver complicações”, alerta o especialista.

 

Diabéticos, fumantes, hipertensos e obesos – acrescenta o médico – estão mais propensos a desenvolver complicações angiológicas. 'É importante que as pessoas que constantemente sentem dor nas pernas procurem um profissional médico, específico da área, capaz de determinar o melhor tratamento', enfatizou Dr. Luiz Ronaldo Godinho Segundo Luiz Ronaldo Godinho, algumas recomendações básicas são manter uma alimentação balanceada com exercício físico regular e evitar o cigarro. “Conhecer as formas de prevenção por meio dos cuidados cotidianos melhora a chance do tratamento do paciente, evitando agravamentos”, enfatiza.

Início do rodapé