Câmara oportunizará treinamentos promovidos pelo Interlegis, do Senado Federal

Publicada em 16/10/2019 17:37

Câmara oportunizará treinamentos promovidos pelo Interlegis, do Senado Federal

Público alvo são servidores de Câmaras de toda a região Metropolitana do Vale do Aço

A Câmara irá promover, por meio da Escola do Legislativo, oficinas de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo 3.1 e Oficina de Portal Modelo, que é um sistema de gerenciamento dos conteúdos da internet, nos próximos dias 21 a 25 de outubro, no Colégio Cest, Rua Poços de Caldas, 57, Centro. O público alvo das oficinas são servidores e parlamentares das Câmaras da Região Metropolitana do Vale do Aço.

Disponibilizado pelo Senado Federal, os ensinamentos fazem parte do Sistema de Cursos do Interlegis, que é um programa do Estado Brasileiro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e administrado pelo Senado Federal do Brasil. Tem por missão integrar e modernizar o Poder Legislativo, nos níveis Municipal, Estadual e Federal.

Após acordo firmado entre o Interlegis e a Câmara de Ipatinga, a Casa legislativa tornou-se cidade polo para receber estes cursos, que serão ministrados por servidores do Senado Federal.

Para o presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Jadson Heleno, ser polo do Interlegis é uma grande conquista para a Câmara de Ipatinga, “haja vista que seremos sede na realização de cursos e buscas de conhecimento para aperfeiçoar nossa Câmara e as demais do colar metropolitano do Vale do Aço”, disse.

Ainda segundo ele, “esta conquista nos prova que buscamos uma gestão eficiente e cooperativa, em que trabalharemos de forma mútua com outras Câmaras e, por meio da Escola, promoveremos um maior aprimoramento das funções do Legislativo, dentro de um novo modelo de gestão pública”, salientou Jadson Heleno.

Sobre as Oficinas:

Nos dias 21 e 22 de outubro das 9 às 18h, e dia 23, das 9h às 12h, será ministrado a Oficina SAPL 3.1 .

Para facilitar a rotina da casa, o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que é uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para as Câmaras. Com o lançamento da versão 3.1, o novo SAPL vem com painel eletrônico e compilação de textos.

Entre suas principais funções, estão a elaboração de proposições; protocolo e tramitação das matérias legislativas; organização das sessões plenárias; manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações etc.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

Dias 23 de outubro, das 14 às 18h, e 24 e 25 de outubro, das 9h às 18h: Oficina Portal Modelo: Trata-se de uma ferramenta disponibilizada pelo Senado Federal para as Câmaras Municipais que não têm sítio eletrônico próprio, ou que deseje atualizar o que possui.

Para se inscrever o interessado deve acessar https://www.interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/oficina-interlegis-sapl-3-1-e-portal-modelo-em-ipatinga-mg.