Vereadores conferem situação de risco dos moradores do Centro de Ipatinga

Publicada em 15/02/2007 18:08

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara, composta pelos vereadores Adelson Fernandes (PMDB), Lene Teixeira (PT) e Eli Rodrigues (PTB) visitou na tarde de quinta-feira, 15, os moradores de uma ocupação irregular situada entre a rua Belo Horizonte e Montes Claros, no Centro de Ipatinga.

O pedido de vistoria foi feito pela Associação de Moradores do Centro de Ipatinga com base nas reivindicações dos moradores. Durante a visita, os moradores apontaram os principais problemas estruturais e emergenciais do local. Ao todo, quatro casas estão à beira de um barranco de aproximadamente seis metros de altura localizado à Rua Belo Horizonte, no número 320.

Segundo os moradores, o que causou o desmoronamento do barranco foi o corte irregular do terreno da Rua Belo Horizonte. Para transitar no local, uma ponte de madeira sem corrimão lateral foi colocada entre as casas. Com as chuvas, o barranco corre o risco de ceder e as quatro famílias ficarão sem lugar para morar. Um padrão de energia que estava afixado ao chão também é um risco para os moradores do local. A Companhia Energética já tentou desligar o padrão, mas os moradores ficariam sem energia.

Depois da vistoria, os vereadores da comissão de Direitos Humanos e um assessor jurídico da instituição se reuniram na Câmara. Eles decidiram enviar ao Prefeito uma solicitação, em caráter de urgência, pedindo que o Executivo descreva as providências que já foram tomadas com relação ao caso, uma vez que já existe um processo administrativo tramitando internamente na Prefeitura sobre a situação da ocupação irregular.

O presidente da comissão de Direitos Humanos, Eli Rodrigues, ressaltou que o relatório da Comissão, detectando os possíveis problemas e prováveis soluções, também será encaminhado a Prefeitura.