Projeto que prevê crescimento do país será debatido em audiência

Publicada em 27/04/2007 16:51

A Câmara irá debater no próximo dia 9 de maio, em audiência Pública solicitada pela Vereadora Lene Teixeira (PT) o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, com a presença do Secretário Nacional para Assuntos Institucionais do Gabinete do Presidente da República, Senhor Wagner Caetano.

O Programa de Aceleração do Crescimento 2007/10 possui um conjunto de regras, compromissos de ação e diretrizes de governo, que objetivam para o país, um crescimento econômico de 5% ao ano no período. Conforme a autora do requerimento, o PAC inaugura uma nova fase na política econômica do Governo Lula, recolocando na agenda do País a temática do crescimento do PIB e do emprego, intensificando ainda mais a inclusão social e a melhora na distribuição de renda do País.

O PAC prevê investimentos de R$ 0,5 trilhão de reais até 2010, distribuídos em mais de uma centena de obras em energia, infra-estrutura econômica e social.  14% dos recursos são oriundos do Orçamento da União, garantidos em boa parte pela redução de 0,5 ponto porcentual do Produto Interno Bruto (PIB) do resultado primário para as obras previstas no Projeto Piloto de Investimentos (PPI). Os restantes são divididos em partes iguais entre empresas estatais e privadas.

Medidas Econômicas - Conforme dados do Governo Federal, O PAC vai aplicar em quatro anos, um total de investimentos em infra-estrutura da ordem de R$ 503,9 bilhões, nas áreas de transporte, energia, saneamento, habitação e recursos hídricos. Este valor está dividido em R$ 67,8 bilhões do orçamento do governo central e R$ 436, bilhões provenientes das estatais federais e do setor privado.