Inscrição das escolas para Câmara Mirim é prorrogada até sexta-feira

Publicada em 19/06/2007 17:41

Tendo em vista a paralisação por dois dias de 13 escolas estaduais em Ipatinga, e a pedido destas instituições de ensino, o Presidente da Câmara Nardyello Rocha (PMDB) determinou a prorrogação do prazo das inscrições que se encerrariam hoje. As escolas públicas e privadas que se interessarem pelo projeto Câmara Mirim, coordenado pelo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) tem até sexta-feira, 22 para se inscrever no projeto.

O projeto foi apresentado às escolas da cidade no ultimo dia 12, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. As inscrições tiveram inicio no dia 13 de junho, e poderão ser feitas por representantes das escolas no CAC ou através do site www.camaraipatinga.mg.gov.br, no link Câmara Mirim.

Após as inscrições, a Câmara enviará as escolas participantes, o material sobre o processo eleitoral, explicando como será feita a votação. A distribuição deste material será no dia 20 a 22 deste mês.  As escolas, logo após terem conhecimento do processo eleitoral, terão que enviar a partir do dia 25 até o dia 28 de junho, os dados dos alunos que cursam de 5ª a 8ª séries, aptos a votar e dos candidatos, digitado, contendo nome completo data de nascimento, série e matrícula.

Cada escola poderá inscrever de 3 a 9 candidatos mirins, sendo um vereador e um suplente a ser eleito por cada instituição de ensino. As escolas deverão entregar fotos e biografia dos alunos escolhidos até o dia 08 de agosto. Devidamente registrados, na data de 21 de agosto será entregue o material de campanha aos candidatos, e no dia 22 do mesmo mês tem inicio a campanha eleitoral nas escolas, encerrando no dia 4 de setembro.

O inicio das eleições será no dia 5 de setembro, e ocorrerá nas escolas cadastradas no projeto Câmara Mirim. Serão utilizadas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Federal (TRE-MG). Ao término da votação, logo no dia seguinte, será entregue o Regimento Interno Câmara Mirim aos vereadores Mirins eleitos.  Dos dias 10 ao dia 13 de setembro, será oferecido um curso de oratória e noções básicas sobre o processo Legislativo aos vereadores Mirins, começando assim uma familiarização com o que virá a ser o trabalho dos jovens políticos.  No dia 14, ocorre a diplomação no Plenário da Câmara Municipal de Ipatinga às 19 horas.

E finalmente no dia 21 de setembro acontecerá à posse dos 13 vereadores mirins eleitos nas escolas, evento a ser realizado às 19 horas no Plenário da Câmara. Segundo a Gerente do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) Leida Castro,