Técnicos do TRE prestaram hoje, instruções para o funcionamento das urnas eletrônicas a serem usadas na Câmara Mirim

Publicada em 27/08/2007 18:39

Foi apresentado aos servidores da Casa e aos membros do corpo docente das escolas, na tarde desta segunda - feira, 27, as instruções sobre como operar as urnas eletrônicas durante o dia da votação das eleições da Câmara Mirim. As Eleições serão realizadas no dia 05 de setembro, em 43 escolas de Ipatinga com o número de 289 candidatos e cerca de 15 mil alunos aptos a votar.

A Auxiliar de Cartório, Elisângela Alves Santana, palestrante na reunião, explicou no Plenário da Câmara os procedimentos da votação pelas urnas eletrônicas. Dentre as questões, foi colocado que, cada escola contará com uma seção, e o aluno só poderá votar nas dependências de sua escola. Será permitido votar em candidatos de outras instituições de ensino, desde que, o eleitor vote na urna da própria escola.

Outro ponto colocado foi, se o nome do eleitor não constar no caderno de votação, nem no cadastro da urna, ele será impossibilitado de votar. A apuração será de responsabilidade da Câmara, as eleições ocorrerão das 7 da manhã às 17h; após este horário, caso permaneçam eleitores na fila, serão distribuídos senhas, e a votação seguirá normalmente até o último eleitor.

Tendo em vista a proximidade das eleições, encontra-se em fase final a seleção de 44 funcionários da Câmara, número referente à quantidade de urnas eletrônicas nas 43 escolas inscritas, que serão responsáveis, juntamente com membros de cada escola para monitorar as urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O número de urnas será de 44, devido à utilização de duas urnas, exclusivamente para a Escola Municipal Artur Bernardes, com 1077 alunos, sede com maior número de eleitores. Os responsáveis receberão ainda no decorrer desta semana, senhas para obter o acesso às ações do sistema das urnas no dia da eleição. Os servidores que integrarem a lista prestarão serviço em cada uma das escolas. Ao término da votação, os disquetes inseridos em cada urna serão entregues para o funcionário da Justiça Eleitoral.

Os pais dos candidatos mirins estão empolgados com a adesão de seus filhos ao projeto, tanto que, os 500 santinhos confeccionados e distribuídos pela Câmara para cada candidato, para alguns pais de candidatos