Depois de dois turnos, Sara Lage é eleita presidente mirim
Publicada em 24/09/2007 18:33
Seguindo os mesmos moldes de uma eleição presidencial para vereadores, os vereadores mirins do primeiro mandato, se reuniram na última sexta feira, 21, para tomarem posse e elegerem sua primeira Mesa Diretora, que terá duração de 6 meses. Após o juramento, os primeiros vereadores mirins de Ipatinga tomaram posse no Plenário, acompanhados de uma platéia de aproximadamente 150 pessoas.
Conforme estabelece a minuta do Regimento Interno da Câmara Mirim, Sara Beatriz Lage, vereadora mais votada com 327 votos, presidiu a reunião e escolheu como sua secretária para acompanhamento dos trabalhos, a vereadora mirim, Flávia Thainá Rodrigues. Após a posse, os treze vereadores reuniram-se na sala anexa ao plenário, para escolherem, entre si, a nova Mesa Diretora.
O Centro de Atenção ao Cidadão, (CAC), responsável pelo projeto, registrou 3 chapas concorrentes. A Chapa Unidos composta pelos vereadores mirins, Efigênia Márlia Brasileiro (presidente), Thalita Lins (vice-presidente), Alexandra Araújo (1º secretária) e Lucas Ramos (2º secretário), obteve 4 votos. A Chapa Quente, composta pelos mirins Renan Reis (presidente), Damylla Coelho, (vice-presidente), Bruno Rodrigues (1º secretário), e Fernanda Hermsdorff, (2º secretário). Já a terceira e última chapa, a Da Aliança, era composta por Sara Beatriz Lage (presidente), Izabella Cristina Pimenta, (vice-presidente), Glauber Machado (1º secretário) e Flávia Thainá, (2º secretária).
De acordo com a minuta do Regimento Interno, em caso de empate, como o ocorrido entre as chapas Unidos e Aliança, ambas com 4 votos, o critério de desempate é que, irá para segundo escrutíneo, ou seja, para segundo turno de votação, a chapa em que estiver o candidato mirim mais votada.
Como a vereadora Sara Lage foi a mais votada de toda a eleição mirim, a sua chapa automaticamente concorreu ao segundo turno; a Chapa Aliança, que acabou sendo a vencedora, com 10 votos, contra a chapa Quente, com 3 votos.
Depois da eleição transcorrer em clima de intensa euforia, a Mesa Diretora da Chapa Aliança presidirá a primeira reunião desta Legislatura no próximo dia 28, às 14 horas. Na pauta de votação, o projeto mais importante a ser votado é o de Resolução nº 1, que dispõe do Regimento Interno da Câmara Mirim.
Presente ao evento, o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, enalteceu a proposta e disse que a Câmara de Ipatinga sai na frente com esta iniciativa que demonstra muita responsabilidade cívica. Já para os vereadores mirins que não foram os vencedores da Mesa Diretora, Quintão carinhosamente discorreu sobre a história de Abraão Lincoln, conhecido presidente dos Estados Unidos da América que antes de ser presidente havia perdido sete eleições.