CAC - Atenção e Orientação a disposição da população

Publicada em 04/02/2004 16:46

O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), nos primeiros dez meses de funcionamento, atendeu a quase 4 mil solicitações. Anexo à Câmara de Ipatinga, está a disposição da população para prestar serviços de assessoria jurídica e social. Atualmente, em média de 600 pessoas por mês recebem orientação e atenção. O CAC é resultado de um projeto de resolução de autoria da mesa diretora de 2001/2002 da Câmara, mas que só veio a ser regulamentado pela resolução de 20 de fevereiro de 2003 e conta com cinco advogados e uma assistente social, além de assistentes do Legislativo.

Segundo o superintendente do Centro, o advogado José Gonçalves Ribeiro, os atendimentos mais procurados são na área jurídica, como casos de separação judicial, orientação previdenciária, processo revisional de pensão alimentícia, pequenas cobranças, demarcação de terra e outros. "Conversamos e explicamos qual atitude tomar, qual órgão procurar. Antes essas pessoas buscavam ajuda nos gabinetes dos vereadores, mas a demanda era muito grande". Explica Gonçalves.

Para Rosana Maria Vicente, dona de casa e moradora do bairro Canaã, o CAC possui ótimos profissionais. "Aqui encontrei a melhor forma para solucionar o meu problema. O meu marido está trabalhando em São Paulo e o CAC me ajudou a regularizar a documentação dele, que estava ilegal".

Teresinha de Jesus dos Santos, dona de casa e moradora do bairro industrial, conta que resolveu procurar os serviços de atendimento de CAC para ver como poderia ajudar sua irmã a receber a pensão do marido já falecido.

Projetos

Ainda para este mês, Gonçalves prevê a instalação do primeiro núcleo do Juizado de Conciliação.