Vereador defende realização de exames em recém nascidos

Publicada em 10/02/2004 16:58

O vereador Geraldo Borges, o "China"(PSDB), apresentou um projeto de Lei (02/2004) na Câmara de Ipatinga, que estabelece a obrigatoriedade de realização de exames de Catarata e Glaucoma Congênitas em recém nascidos nos hospitais públicos da rede municipal.

O Glaucoma e a Catarata são doenças oculares e representam uma das principais causas da cegueira no mundo. O Glaucoma pode destruir gradativamente os "fios elétricos", causando a cegueira. Há três tipos de tratamento: uso de colírios, aplicações de laser e cirurgias. Os portadores de Glaucoma que não se submetem ao tratamento muitas vezes não o fazem por falta de informações sobre a gravidade da doença. A Catarata pode ser causada por falta de nutrição, diabetes, infecções, traumatismos, envelhecimento e doenças infecciosas, congênitas e medicamentosas. A Catarata exige intervenção cirúrgica e, se a pessoa não operar, pode ficar cega.

Segundo China, os recém nascidos são passíveis a problemas oculares, principalmente pelo excesso de oxigenação durante o parto, problema que seria resolvido se um oftamologista acompanhasse o pediatra e fizesse no bebê um exame de vista. "O diagnóstico precoce é de extrema importância para o bom desenvolvimento da criança, pois quanto mais precoce o diagnóstico, menor o dano na visão", esclarece o vereador.

Atualmente, 0,4% dos recém nascidos são portadores de Catarata Congênita. Para o vereador, a prevenção é o melhor remédio nos dois casos. "Nossa cidade tem muitos profissionais capacitados para desenvolver este tipo de tratamento. O que falta é iniciativa política", conclui China.