Vereador propõe projeto para prevenir a má formação de bebês

Publicada em 16/02/2004 18:20

O vereador Geraldo Borges da Rocha (PSDB), o China, vai submeter à apreciação e votação na Câmara de Ipatinga o projeto de Lei n.º 017/2004, que institui no município uma campanha anual para prevenção de má formação do Tubo neural e Anencefalia. Um dos defeitos causados por esse tipo de doença são malformações que ocorrem nas fases iniciais da formação fetal. O projeto pode entrar na próxima pauta de votação, na reunião do dia 20 de fevereiro.

A Anencefalia é um distúrbio que ocorre na extremidade superior do tubo neutral, o que pode resultar em bebê sem encéfalo. Segundo pesquisas, boa parte das gestações de anencéfalos termina em aborto e aqueles nascidos vivos em geral morrem poucas horas ou dias após o parto.

Existem várias formas de reduzir o risco da criança nascer com qualquer doença congênita. Uma delas é a ingestão de ácido fólico, que é uma vitamina do complexo B.