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Na busca pela excelência, servidores revêem processos de trabalho.


Publicada em 14/12/2007 13:48

Servidores da Câmara de Ipatinga concluíram nesta sexta-feira, 14, uma semana intensa de atividades voltadas para o programa de Qualidade. Os treinamentos objetivam reorganizar todos os setores de acordo com as normas internacionais de qualidade para a certificação da IS0 9001/2000.

Algumas reuniões aconteceram no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (ACIAPI), seguindo instrução da Superintendência Geral para permitir uma concentração maior nas atividades desenvolvidas com os auditores da TEMPLUM. A empresa paulista anunciou que irá promover auditorias internas no mês de janeiro objetivando testar os procedimentos de cada órgão e suas instruções de trabalho. A expectativa da auditoria final para a conquista da ISO 9001/2000 aumenta na medida em que o tempo se aproxima, provavelmente até o final do primeiro trimestre do próximo ano.

Os órgãos que passam pelo programa são: contabilidade, serviços gerais, secretaria geral, integração com a comunidade, comunicação social, assessoria jurídica, material e patrimônio, departamento de pessoal e informática.Grande parte das apresentações realizadas na semana ficou por conta dos servidores que palestraram aos companheiros de trabalho sobre todas as funções que executam no cotidiano de trabalho na Câmara além de suas relações com fornecedores externos ou prestadores de serviços.

Os órgãos da Câmara estão na prática, descrevendo e documentando todas as atribuições diárias, formulando uma coletânea de fluxogramas que posteriormente serão adaptados às recomendações da ISO 9001/2000. Na prática, qualquer rotina de um serviço realizado por qualquer servidor da Câmara, deve ser institucionalizada, permitindo, sobretudo que, no futuro outros funcionários públicos e vereadores, entendam com facilidade as atribuições e deveres de cada setor. Estas reuniões também serviram para os servidores tirarem suas dúvidas em relação a outros setores e apresentarem sugestões para que os órgãos melhorem cada vez mais.

Na visão do auditor da TEMPLUM, Fábio Talasso, os procedimentos adotados e as mudanças que já estão sendo promovidas, sinalizam para um quadro positivo na busca do selo internacional de qualidade, ainda pouco difundido e perseguido no serviço público.

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