Câmara contribui para democratização do esporte e lazer

Publicada em 01/03/2004 15:34

A Câmara de Ipatinga contribui para a democratização do esporte e lazer. A contribuição dos vereadores foi confirmada através do projeto de Lei nº 10/04, aprovado por unanimidade na primeira reunião ordinária do ano. O projeto trata de um convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Secretária Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, visando a implantação de núcleos do "Programa Piloto Esporte e Lazer da Cidade".

Diante a aprovação do projeto, a Câmara autorizou a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 656.876,43 (Seiscentos e cinqüenta e seis mil, oitocentos e setenta e seis reais e quarenta e três centavos).

Ipatinga é um dos dez municípios brasileiros - o único em Minas Gerais -, contemplado pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade. A proposta do projeto é oferecer às cidades brasileiras modelos conceituais para o desenvolvimento de uma verdadeira política de lazer, além de reconhecer e tratar o esporte e o lazer como direitos sociais, além de implementar Conselhos Municipais, gestores e fiscalizadores do programa integrados por representantes da sociedade civil e do poder público local.

O Programa Esporte e Lazer da Cidade não se limita ao esporte recreativo. Também difunde para às práticas culturais, brinquedotecas, salas de leitura, projeções e debates de filmes, peças teatrais, jogos, populares e de salão, danças regionais, contemporâneas, clássicas, artes marciais, capoeira e ginásticas. O prazo de duração do programa vai até agosto deste ano, com possibilidade de ser prorrogado.

De acordo com informações da Prefeitura de Ipatinga, cerca de 6.500 pessoas serão beneficiadas. Desde 9 de fevereiro (segunda-feira), 15 núcleos foram implantados e 4.500 alunos, entre crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais já estão se beneficiando gratuitamente das práticas esportivas, culturais e específicas.

O vereador e líder da bancada do PT na Câmara, Sebastião Guedes, disse que a seleção feita pelo Ministério dos Esportes para escolher qual cidade seria contemplada levou em conta todos os investimentos e projetos em andamento na área de esporte e lazer desenvolvidos pela Prefeitura de Ipatinga. "Na região Sudeste, dois municípios foram escolhidos Ipatinga e Niterói (RJ). Eu como líder de governo na Câmara, tenho o dever de apoiar todos os projetos do Executivo. Não tivemos resistência nenhuma em aprovar este projeto e os votos favoráveis foram unanimes", conta o vereador.

INSCRI