Início do conteúdo

Associação de Apoio aos Hiperativos pode ser declarada de utilidade pública


Publicada em 03/01/2008 17:42

Tramita na Câmara Municipal de Ipatinga o Projeto de Lei nº160/07, que declara de utilidade pública a AAHIP - Associação de Apoio aos Hiperativos de Ipatinga. A entidade sem fins lucrativos e de personalidade jurídica própria, esta localizada à Rua Serra Azul, 35b-Bairro Jardim Panorama, na cidade de Ipatinga MG e foi fundada em 10 de dezembro de 2005.

A proposição de iniciativa do Vereador Célio Aleixo (PMDB), pretende oferecer maior qualidade de vida aos hiperativos e seus familiares, na medida em que pode diminuir a discriminação de parte da sociedade e amplia o conhecimento sobre o tema, além de proporcionar ações a fim de permitir uma maior compreensão sobre como vivem os pacientes.

A entidade AAHIP cuida de pessoas, em sua maioria crianças, que sofrem com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), doença que se manifesta por meio de sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade exagerada.

Com relação a números, calcula-se que o problema afeta entre 3% a 7% das crianças, em idade escolar, em todo mundo. Especialistas reconhecem que 60% das crianças portadoras do TDAH continuam com os mesmos sintomas na vida adulta.

O diagnóstico tardio pode acarretar problemas em longo prazo, como dificuldades nos estudos e omissão em participar de atividades sociais e fazer amizades.

Pensando neste sério problema a Prefeitura de Ipatinga realizou no último mês de novembro um Seminário sobre Hiperatividade com a participação de pelo menos 200 pessoas e de especialistas no assunto, entre eles, psicólogos e pedagogas da região do Vale do Aço, além dos profissionais de saúde, pais de crianças portadoras da doença e professores de diversas instituições de ensino.

A Prefeitura através do (SIDE) Setor de Integração e Desenvolvimento Escolar oferece o Programa de Atenção ao Hiperativo na Escola, que facilita a vida de professores e dos pais, dando o acompanhamento necessário à criança.

O Projeto encontra-se em tramitação na Câmara Municipal de Ipatinga e pode ser colocado em votação na primeira Reunião Ordinária do ano, até o dia 20 de fevereiro.


 

Início do rodapé