Vereadoras fazem manhã legislativa em homenagem às mulheres

Publicada em 08/03/2004 16:15

O presidente da Câmara de Ipatinga, Adelson Fernandes (PFL), realizou nesta segunda-feira mais um encontro do programa Manhã Legislativa. Desta vez o programa, que tem o objetivo de estimular a participação política da comunidade e integrá-la ao Legislativo, prestou uma homenagem especial ao dia Internacional da Mulher. O café da manhã, articulado pelas vereadoras Elma Lopes Guidine (PT), Rosângela Reis (PSB) e Lene Teixeira, com o apoio do setor de Integração com a Comunidade, foi feito no intuito de valorizar o trabalho realizado pelas mulheres no município de Ipatinga.

Conforme a vereadora Elma Guidine, esse evento fecha os três anos de homenagens que a Câmara vem prestando às mulheres por este dia 8 de março. "Convidamos para o evento as mulheres que foram indicadas durante estes três anos pelos 19 vereadores, por terem se destacado nas áreas de educação, participação popular, comércio, entidades sociais e igrejas do município", explica a vereadora.

Experiência- Entre as mulheres que receberam homenagens a vereadora Elma destacou a presença da educadora Clélia Mayrink, que há 43 anos vem fazendo história em Ipatinga. Em seu discurso a educadora lembrou sua participação em decisões importantes na história Legislativo. "Fiz um grande trabalho para termos uma Câmara bem estruturada e participei da escolha do Brasão do Legislativo. Me sinto muito honrada de estar aqui hoje podendo contar um pouco desta história e recebendo essa homenagem tão especial", comentou Clélia Mayrink, emocionada.

De acordo com Guidine, o encontro atingiu o objetivo mais importante que era a oportunidade das homenageadas prestarem seus depoimentos. "Foi importante porque percebemos a satisfação de cada uma delas em receber as homenagens. O dia 8 de março é para refletirmos e buscar um resgate da mulher que, como presente de Deus, é geradora de vida e tem a responsabilidade de cuidar bem das vidas através de políticas públicas e movimentos sociais. Neste ano eleitoral pedimos que as mulheres ingressem nos partidos e se canditatem, para que possamos aumentar a participação feminina na Câmara Municipal", aconselha Elma.

Conquistas- "Quisemos trazer novamente estas representantes da comunidade para serem homenageadas, porque reconhecemos o grande trabalho que elas fazem pelo município. Percebemos que elas têm uma grande vontade de atuar ainda mais nos espaços públicos. São falantes, desinibidas e têm conhecimento do importante crescimento da sociedade", avalia a vereadora Rosângela Reis, acrescentando que, "ações deste tipo é que vão servir de estímulo para que elas possam entrar cada vez mais nos espaços públicos. Para Rosângela, o dia 8 de março é um dia de reflexão pela luta das mulheres guerreiras ao longo de todos estes anos. "