Vereadores indignados com situação da saúde em Ipatinga

Publicada em 01/04/2004 15:28

Os vereadores de Ipatinga encerraram a reunião ordinária do dia 30 de março (terça-feira) indignados com a situação da saúde em Ipatinga. A superlotação no Pronto Socorro Municipal e no Hospital Márcio Cunha vêm causando transtorno à população.

O secretario da Câmara de Ipatinga, vereador Lazaro Idino (PMDB), repassou aos colegas da Casa informações contidas em uma correspondência encaminhada ao prefeito Chico Ferramenta (PT) e ao presidente da Câmara, Adelson Fernades (PFL), explicando sobre a grave situação dos problemas gerados no sistema de saúde,decorrentes da explosão de uma grande demanda de serviços médicos-hospitalares, com esgotamento de 150% da capacidade instalada para atender a atual demanda.

Assinado pelo diretor do HMC, José Carlos de Carvalho Gallinari, e pelo diretor executivo da FSFX (entidade que administra o Hospital Márcio Cunha), Ronaldo Monteiro de Souza, o documento faz uma alerta as autoridades de Ipatinga para uma solução conjunta e urgente. "A superlotação compromete toda a estrutura de apoio envolvidas no processo operacional, como lavanderia, nutrição e dietética, central de esterilização, laboratório de patologia clínica, centro cirúrgico, centro obstétrico, unidades de tratamento intensivo entre outras", consta o documento.

A questão que já estava sendo discutida por alguns vereadores de Ipatinga, ganhou força na Câmara após o requerimento apresentado pelo vereador Eli Rodrigues, solicitando a marcação de uma Audiência Pública para discutir os problemas da área de saúde do município.

De acordo com Eli Rodrigues, a correspondência enviada pela direção do Hospital Márcio Cunha motivou ainda mais a necessidade de discussão. "Alguma atitude o poder público tem que tomar. Com a Audiência Publica vamos sensibilizar o executivo e possibilitar manifestações por parte da população", explicou.

PROJETOS