Início do conteúdo

Servidores da PMI têm plano de carreira aprovado depois de 17 anos


Publicada em 26/03/2008 18:22

Servidores da PMI têm plano de carreira aprovado depois de 17 anos

 Os parlamentares aprovaram em segunda votação o reajuste de 5.02% aos servidores municipais e o plano de carreira do servidor público com oito emendas da Comissão de Legislação. Com o plenário menos tumultuado que no dia anterior, a reunião ocorreu com muitas manifestações de servidores municipais.

Com a aprovação do plano,  a Prefeitura institui novas regras de gratificação para os servidores a partir de janeiro de 2009. Os servidores terão 11 graus de crescimento salarial por tempo de serviço, o que corresponde a 33% de crescimento salarial, considerando toda a vida funcional do trabalhador, ou seja, no mínimo, até sua aposentadoria. Atualmente, a progressão horizontal do trabalhador vai até 10 graus e é contada a cada três anos, quando se adquire 1 grau equivalente a um percentual de aumento de 3%. O plano também amplia o número de promoções que podem ser conquistados na vida funcional, atualmente estabelecidas em três. Quando entrar em vigor, a partir do próximo, o servidor poderá ser promovido em até cinco níveis.

Outro benefício a ser proporcionado pela nova lei é o adicional de nível universitário, vantagem que havia sido revogada pela Lei 1580, de março de 1998. Com a inclusão do adicional no plano de cargos, espera-se que o servidor busque formação acadêmica. Por sua vez, os servidores que prestarem cursos de graduação e ocuparem cargo de nível médio podem obter adicional de até 2%.


Apesar das críticas feitas pela oposição e manifestantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Ipatinga (Sintserpi) e do Sindicato

Início do rodapé